[FUGSPBR] Servidores - Offtopic

Luis Nardella nardvk em linuxbr.com.br
Seg Maio 13 17:27:23 BRT 2002

Olá Senhores,

Este assunto é meio OFFtopic, mas como é um assunto difícil de se debater
por aí,
e vendo tbm que sou novato em (HA), gostaria se possível de contar com a
experiência
dos colegas para me auxiliarem nestas decisões.

Tenho dois servidores COMPAQ - Proliant ML-350.
Estou precisando fazer alguns upgrades nos mesmos e gostaria de saber até‚
aonde posso
chegar... processadores, memória, disk array e etc.

*Ambas rodam Unix - FreeBSD4.5-STABLE

Atualmente, estou com as seguintes configurações:

->MAQ1
	PIII-733 (single)
	512 RAM
	(2) Discos 9GB Ultra2 SCSI

->MAQ2
	PIII-733 (single)
	256 RAM
	(1) Disco 18GB Ultra2 SCSI
	(1) Disco 9GB    ===

Estou pensando da seguinte forma:
- Passo o Processador e o disco de 9GB da MAQ2 para a MAQ1, fico com uma
máquina
dual processada e 3 HDs de 9GB e ainda nesta máquina vou precisar de uma
controladora
de Disk Array que suporte RAID5. Minha MAQ1 ficaria assim:

->MAQ1
	(2) PIII-733 (dual)
	512 RAM
	(3) Discos 9GB Ultra2 em RAID5

	* Esta máquina será servidor de Alta disponibilidade servindo Aplicativos
	  e Banco de Dados com 'inicialmente' 10 usuários simultaneos.

Na MAQ2 quero colocar um processador novo (o máximo que ela aguentar com
slot1) estou
vendo isso com a COMPAQ. Logo, minha MAQ2 ficaria assim:

->MAQ2
	PIII-XXX (single)
	256 RAM
	(1) Disco 18GB Ultra2

	* Esta máquina será Webserver e Mailserver com trafego mediano.

Sendo assim, teria que comprar duas coisas:
	- (1)Controladora de Disk Array p/ Compaq
	- (1)Processador Intel XXX (slot1)

Gostaria da opnião dos senhores, se esta ‚é realmente uma boa saída para não
ter que comprar
um novo Servidor (custo/benefício) e se assim for, poderiam me indicar
alguma revenda em
São Paulo - Capital que pratique preços razoaveis ?