[FUGSPBR] Re:_[FUGSPBR]_Como_eu_faço_isso_?

FreeBSD It's All chatcraker em yahoo.com
Ter Maio 14 20:06:13 BRT 2002

--- Capriotti <capriotti em portal7.com.br> wrote:
> Legal.
>
> Agora a idéia ficou realmente clara para mim.
>
> Primeira pergunta: as máquinas M1, M2, ..., MX usam IPs REAIS ou reservados ?

Sao todas com IPS reais mesmo, é tudo ip real.

> Estou assumindo, pela  sua descrição, que são reais. Nesse caso, seria um
> caso de roteamento mesmo.

Sao reais sim, tudo ip real

> Sei que não vou conseguir te ajudar com roteamento, mas podemos tentar
> colocar o NAT para funcionar e ver o que dá, certo ?

Ta, mas como fazer o nat rotear esses ips reais ? e tudo se "enxergar" ?

> Primeiro, para NAT (e nã o o IPNat) funcionar você precisa do seguinte no
> seu kernel:

Compilar kernel e fazer tuning é comigo mesmo, ja to craque nisso, isso
ja ta tudo acertado, ate os sysctl e etc. Fique tranquilo.
E para os testes nao estou ativando nenhuma regra restritiva, ta tudo
allow ip from any to any

> [...]
>          case ${natd_enable} in
>          [Yy][Ee][Ss])
>                  if [ -n "${natd_interface}" ]; then
>                          ${fwcmd} add 50 divert natd all from any to any
> via ${natd_interface}
>                  fi
>                  ;;
>          esac
> esac
>
> Esse trecho é meio novidade e não está documentado.
>
> Isso significa que somente se
>
> firewall_type
>
> for igual a  open, client ou novo é que o natd vai funcionar.

Humm ta, isso com o nat eu ja faco para ips tipo 192.168.0.1,
e "da rua" e so vejo o ip real de saida do natd.

Agora com o caso aqui dos varios ips reais, esses ips nao vao
ser mascarados com ip real de saida do natd ?
Ou o natd, por serem os ips reais vai permitir que por exemplo eu
de um ftp em um desses ips reais por traz do nat ?
Tipo, ficaria transparente o acesso aos ips reais ?

> maiores detalhes, man ipfw e man natd
>
> Boa sorte.

Obrigado pela ajuda