[FUGSPBR] Speedy Home ADSL-Telefonica-SP

Qui Maio 16 13:02:39 BRT 2002

Looongggoooo assunto. Vamos la':

Quando voce contratou o Speedy Home com IP fixo, voce *teve* que contratar
um prvedor ! *Todos* os Speedy Home com IP fixo sao bridge da sua casa para
o provedor, portanto *algum provedor* te forneceu o IP do pool dele.

Se voce esta pagando o provedor normalmente (no caso de Home-IP-fixo, pagar
o provedor e' equivalente a "alugar o IP") entre em contato com esse
provedor e EXIJA a manutencao do seu contrato original !! (acabei de
passara por isso : a Telefonica queria mudar o Speedy da minha casa para IP
dinamico !!)

No caso de voce estar usando o meio-fisico telefonica e usando um IP
"antigo" (o de um provedor que voce parou de pagar) esqueca !!!! a
Telefonica esta' certa em exigir o contrato com um provedor ! Se voce tiver
que fazer um contrato novo, bau-bau, vai ser IP dinamico :( o maximo que
voce vai conseguir e' que a Telefonica mantenha o sinal do DSL ativo so'
que te ligando a nada ! como se contratasse uma LP e so' instalasse uma
ponta !!

Quanto `as normas sa ANATEL :
a Telefonica somente pode fornecer o *meio-fisico* para o cliente final
(pessoa física ou juridica) !;
o acesso a Internet obrigatoriamente deve ser feito por um *provedor de
servico internet* !
LEI : a Telefonica pode te fornecer o meio-fisico. O provedor pode fornecer
acesso a internet;
TRUQUE :A Telefonica *te* fornece o meio fisico e *ao mesmo tempo* fornece
servico de backbone para os provedores !!
(percebeu o truque ? ela vende para *dois* ao mesmo tempo !
*nao e' venda cruzada* !!
é um truque para a Telefonica vender mais meio-fisico para o cliente e
vender 'backbone' para os provedores !!! (legal mas imoral !!)

*JA'* existe uma discussao na ANATEL a respeito : o que pode acontecer se
aparecer um provedor gratuito ( tipo IG, IBEST, etc ) que ofereca acesso
gratuito via 'alta-velocidade' ??
A ANATEL nao decidiu nada (ate' agora)

desculpem a "verborragia", mas eu trabalho em uma empresa de telecomunicao
(notem o .net.br ) e ANATEL e' meu assunto do dia-a-dia.

Se alguem quiser 'filosofar' sobre o assunto, que seja em PVT pls.