[FUGSPBR] Firewall no OpenBSD

Ricardo Nascimento Ferreira unix-security em saude.gov.br
Qua Maio 22 16:24:14 BRT 2002

> Salve!!
>
>    Estou configurando (aprendendo) um firewall no OpenBSD 3.1, seguindo o
> howto (http://obsd.linuxsecurity.com.br/howtos/firewall.html). Configurei o
> arquivo /etc/ipnat.rules e quando fui rodar o comando  ipnat -FC -f
> /etc/ipnat.rules acusou comando não encontrado. como faço para instalar o
> ipnat?
Primeiramente, o OpenBSD apartir da versao 2.9 current e superiores nao vem
mais com o ipfilter instalado. A url no qual vc se refere eh exatamente sobre
como setar um firewall no openbsd com ipfilter.
As versoes seguintes possuem um novo filtro de pacotes, o pf, o qual possui
varias semelhancas e aprimoramentos sobre o ipf.
O comando ipnat pertence ao pacote do ipf e portanto nao ira funcionar.
Para vc definir suas regras de nat, modifique o arquivo /etc/nat.conf.
E para carrega-lo, use o comando pfctl -N /etc/nat.conf.
Para mais informacoes,
  man 5 nat.conf
  man 8 pfctl
  man 5 pf.conf