[FUGSPBR] Roteadores para FreeBSD

Hélio Alexandre Lopes Loureiro helio em loureiro.eng.br
Sex Maio 31 13:11:25 BRT 2002

>    Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar na
> escolha de um roteador para uma máquina com o Freebsd
> e que tenha uma boa relação custo/benefício. Aceito
> qualquer sugestão, pois essa é a primeira vez que irei
> instalar. Para começar este roteador terá um link
> dedicado de 64Mbps. Vou implementar serviços HTTP,
> FTP, proxy, DNS, emails e firewall.

	As opções de mercado são cisco, tigris, cyclades e digixxx (este
último não lembro o nome).  IMHO acho o melhor um cisco 2500 mas está
muito caro.  Eu já usei uma placa PC300 da Cyclades com um Linux
box.  Funciona bem é barato, mas tem que rodar com Linux, o que não é
problema para quem realmente sabe administrar uma rede e um servidor
*nix.  A cyclades tem outras opções, como o PR1000, que não conheço, mas
sei que funcionam bem até links de 4 MB.  Como este tráfego já é
"feijão-com-arroz", acho difícil vc encontrar um roteador que funcione
mal.  Veja qual apresenta maior número de features como: RIP, OSPF, BGP,
IS-IS, SNMP e MPLS (este muito importante).  Compre o que for mais em
conta.

[]'s