[FUGSPBR] Controle de banda por serviços.

Luiz Henrique Guimarães lhguima em yahoo.com
Sex Maio 31 16:33:07 BRT 2002

Bom tarde pessoal,

Estou precisando de uma grande ajuda. Andei procurando
no histório da lista, mas não achina nada parecido.

Preciso limita a banda, para determinados serviços que
rodo no meu servidor. Exemplo:

Digamos que eu possua um link de 1 Mbit/s. Neste link,
tenho conectado um servidor de e-mail. Preciso montar
uma regrta via ipfw, de tal forma, que as conexões
originadas para porta 25, fiquem limitadas a
256Kbit/s. O mesmo, eu quero que ocorra, quando o meu
servidor se conectar a outro (porta 25). Resumindo, eu
quero que meu servidor utilize no maximo 256Kbit/s,
seja enviando ou recebendo e-mails (estou me referindo
somente a conexões smtp).

Montei algumas regras, conforme listado abaixo, mas
não obtive sucesso. Ou seja, quem se conectava no meu
servidor na porta 25, conseguia ENVIAR a uma taxa
muito superior aos 256Kbit/s por mim definidos.

Imagino que isto não esteja funcionando, porque quando
uma maquina externa faz a conexão na porta 25 do meu
servidor, a mesma retorna por outra porta (< 1024),
que acaba não passando pelo controle da banda, e
consequentemente, acaba utilizando BOA parte de meu
link. Se este realmente for o problema, não estou
achando uma solução para o mesmo.

/sbin/ipfw add 60 pipe 10 tcp from $IPEXT/32 to any 25
out via rl0
/sbin/ipfw add 61 pipe 10 udp from $IPEXT/32 to any 25
out via rl0

/sbin/ipfw add 62 pipe 10 udp from any to $IPEXT/32 25
in via rl0
/sbin/ipfw add 63 pipe 10 tcp from any to $IPEXT/32 25
in via rl0

/sbin/ipfw pipe 10 config bw 128Kbit/s queue 12 red
0.002/30/80/0.1

Agradeço qualquer ajuda ! :-)

Att.
Luiz Henrique