[FUGSPBR] Re: [FUGSPBR] O porblema do Free Software (era: Exchange) - Longo e sem intenção de gerar flamewar...

FREEBSD freebsd em intervir.com.br
Sex Nov 22 22:36:17 BRST 2002

Nao sei qual seu problema, um servidor de email ?
Ja viu a turma qmail+vpopmail+qmailadmin+sqwebmail ?

Para mudar sua opiniao sobre software livre, me disponho a
instalar tudo pra voce, via ssh. Nao levarei mais que 3 horas para
deixar tudo funcionando.
E voce vera o quao mais poderoso e melhor sera seu sistema de
email. Tudo administrado via browser.
Quanto te cobro ? 100 reais em 2x pode ser ?
Tem varios tutoriais sobre o assunto, mas em 99% deles vc
se depara com problemas que só consegue resolver se ja tem
um conhecimento sobre unix e afins, se vc so usa windows vai
ter uma desilusao mesmo. Mas ela passa, eu passei por isso,
depois que vc pega os macetes deste mundo, fica maravilhado.
No fundo ninguem quer ser arrogante, só que eles devem pensar:
"tive tanto trabalho para fazer isso de graca, o sujeito pode perder
um pouquinho de tempo para ver como se instala"
Alem do que, eu como desenvolvedor sei o quao chato é fazer manual,
quando vc termina a aplicacao nao tem mais saco para manual, a MS
tem quinhentos nego fazendo documentacao sobre os sistemas, no software
livre algumas vezes so tem a pessoa que codificou o programa entende ?

Mas nao se desespere, qmail & cia bota qualquer exchange no chinelo, nao
pega virus, nao trava, nao fica lento, e da conta de trocentas mil contas de email,
trocentos dominios, etc
E vc instala uma vez e NUNCA mais se preocupa com a maquina, é so deixar
ligada e dormir pensando nas gatas.

Se precisar de ajuda ou quiser que instale para voce me contate em pvt ok ?

[]'s

Historiadores acreditam que, em Sex 22 Nov 2002 14:42, Eric.Linux disse:
> Va no site da suse, se nao me engano eles tem um produto muito bom, mas
> eh pago!!!!

Não só é pago, como é muito caro!
Recomendei o SuSE Mail Server prum amigo, ele foi olhar e me disse: "Pô, é
muito caro, assim eu boto o exchange mesmo!"

Daí o que eu fiz, recomendei que ele fosse atrás de LAPD, Cyrus-IMAPD,
Sendmail/Postfix, etc. e configurasse na unha.

Bem, ele foi. Dias depois me escreveu prostituído das feições. Não vou
reproduzir as palavras de baixo calão que ele usou.

Mas vou reproduzir uma lista do que ele acha que está errado no que ele
chama de "Comunidade" (assim mesmo, com aspas):
- Arrogância
  Segundo ele (e eu concordo em parte) a maioria dos desenvolvedores é muito
  arrogante. Claro que compreendo que ninguém precisa trabalhar de graça,
  principalmente para os outros, mas respostas do tipo "pra mim funcionou,
  vire-se!" não ajudam o Free Software a ser bem visto pelo mundo lá fora.
  Como a thread dessa semana (lista de suporte gratuito etc), o assunto é
  delicado. Mas é preciso por parte de todos nós atitudes um pouco
  diferentes no trato com quem está chegando. Lembrem-se que nem todo
  mundo quer virar guru, às vezes o cara quer só um seridor de email...

- Usuário final x Linux no Desktop
  Discussão antiga, a qual não vou entrar em detalhes pois estamos todos
  cansados dela aqui. Só vou deixar registrado um comentário dele:
  "Isso de mandar usuário final usar linha de comando no Linux é algo como
   dizer 'ei, abra o MicroBug e crie uma linha REM com 4096 caracteres.
   Depois dê um L e...'  " Faz sentido, não?

- Distribuições estufadas
  "E um treco focado... isso de mandar uma caixa com 423 CDs dizendo que tem
   3427647 programas é uma b oxt a... Eu quero navegar, ler mail, ver fotos,
    tocar mp3... Eu e mais alguns milhões... ". Enough said.

-  Encodings x Microsoft
    Falei pra ele do meu problema com RH8 e UTF-8, e ele respondeu isso:
   "E não vejo problema no Linux decodificar os charsets da M$... "
    Ele disse isso referindo-se a problemas que ele sempre teve entre
    partições windows e linux e entre estações windows com servidor samba.
    Shares e arquivos com nomes acentuados sempre foram dor de cabeça para
    ele, e estações Windows tem isso por default em português, nem dá pra
    culpar o usuário. "O samba poderia muito bem olhar no registro da
    máquina cliente windows qual o charset a ser usado, não?"

    "Voces nerds linuxers dizem "UMA empresa" e tal... mas esquecem que
     98% dos desktops do mundo são dela!
     O que EU gostaria é o seguinte: fXda-XXe se existem padrões
     proprietários. Nosso sistema conversa com os abertos e com os
     proprietários. Daí fffff-se se a M$ quer ou não usar o charset dela.
     Agora, vcs ficarem chorando que o Linux não funciona direito por causa
     dos padrões da M$ é ridículo...
     Vide samba. ;^)"

- Usabilidade e suporte
     "Tentei contratar suporte aqui pra minha empresa usar só Linux. Ficou
      mais caro que comprar produtos Microsoft. Aí eu fui fazer na unha.
      Desisti. O Exchange é muito mais fácil de configurar. O Cyrus é tão
      complicado que desisti mesmo. Eu não quero ler um HOWTO sobre
      como enfiar gás na serpentina, eu quero ligar a geladeira na tomada
      pra poder tomar breja gelada. Enquanto não aparecerem empresas que
      empacotem direito as coisas (coisa que nenhuma faz, nem a Conectiva,
      nem Redhat nem ninguém), e não cobrem MAIS que a Micro$oft por
      isso (como a SuSE), vou continuar usando meu Exchange mesmo,
      que só precisa do mouse pra configurar."

Fica aí para discutirmos

--
Henrique Cesar Ulbrich
henrique em digerati.com.br