[FUGSPBR] Re: (linux-br) O porblema do Free Software (era: Exchange) - Longo e sem intenção de gerar flamewar...

Sáb Nov 23 15:31:46 BRST 2002

> 04 em 10 howtos nao ajudam em nada, ao contrario so atrapalham o
> processo de instalacao. Outras 03 ajudam o usuario mas ainda tem pontos
> distintos do software que estamos instalando e apenas 03 howtos
> realmente sao esclaredoras.

... exatamente por esse motivo que *eu* encaro pedidos "como faço tal coisa" na filosofia de "ensinar a pescar e não dar o peixe"

tambem já sofri muito com 'howtos' que dizem como ao autor resolveu o problema dele, na maquina dele, para as configurações dele, etc....

Aí é que 'mora' a astronomica diferença entre o BSD (free, net e open): não são 'distribuições de um kernel', são sistemas operacionais completos !!, com documentação, fontes, updates, 'ports', etc.  centralizado e único !!; se alguem tiver um problema, basta saber a versão do *sistema* que já tem 90% do caminho andado.

o que acostumou os usuários de computadores a quererem uma resposta imediata sem, sequer, tentarem resolver o problema....

Em uma corporação, se o 'gerente de TI' se depara com um problema e a M$ diz para aguardar, o 'chefe' engole e aguarda... muito confortável.

Com Software Livre, esse mesmo 'gerente de TI' seria obrigado a ser competente ! teria que 'se virar' e resolver (ué, não é para isso que ele é pago?).

> isso esta correto. Quanto mais simples se tornar o linu para usuarios
> leigos melhor. Estou isando o linux em 100% do meu tempo e vejo que hoje
> eh possivel um usuario avancado utilizar, mas um usuario comum teria
> alguns pequenos problemas, nada serio,  mas ainda assim dificultaria
> para ele.

Talvez seja esse o motivo que o Software Livre é mau visto : não pelo usuário final, mas pelo pessoal de suporte. O usuário final está certo: não quer saber a versão do drive de audio, se o ambiente gráfico é 'a ultima novidade', etc.. ele quer ligar a maquina e usar !
Isso obriga o pessoal de suporte a trabalhar !!!

Volto a dizer: o que prejudica o Software Livre (entre eles o 'nosso' FreeBSD) é o conformismo dos (que se dizem) profissionais e não estão interessados em aprender ! Se contentam em copiar, acham 'bonito' falarem mau da M$ e se comportam exatamente como eles.

Infelizmente é esse tipo de comportamento (tentarem utilizarem listas e howtos ao invez do suporte da M$) que denigre a imagem do Software Livre.

(talvez tenha sido isso que 'forçou' a moderação da lista)

[]s

--
Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br