[FUGSPBR] Re: (linux-br) O porblema do Free Software (era: Exchange) - Longo e sem intenção de gerar flamewar...

Claudio Matsuoka claudio em conectiva.com
Sáb Nov 23 19:03:42 BRST 2002

On Fri, 22 Nov 2002, Henrique Cesar Ulbrich wrote:

> Não só é pago, como é muito caro!
> Recomendei o SuSE Mail Server prum amigo, ele foi olhar e me disse: "Pô, é
> muito caro, assim eu boto o exchange mesmo!"

O OpenExchange server da SuSE custa $1250, mas ainda assim é mais
em conta que um sistema Windows equivalante (o quão mais barato depende
do número de usuários). A licença inclui um número ilimitado de clientes
de email mas limita o número de clientes groupware com acesso simultâneo.

Uma boa parcela do custo vem do fato que esse produto é baseado no SLES,
que sozinho custa $750.

> Mas vou reproduzir uma lista do que ele acha que está errado no que ele
> chama de "Comunidade" (assim mesmo, com aspas):
> - Arrogância
>   Segundo ele (e eu concordo em parte) a maioria dos desenvolvedores é muito
>   arrogante. Claro que compreendo que ninguém precisa trabalhar de graça,
>   principalmente para os outros, mas respostas do tipo "pra mim funcionou,
>   vire-se!" não ajudam o Free Software a ser bem visto pelo mundo lá fora.

A comunidade de free software é unida e tem boa vontade para ajudar desde
que para uso não comercial ou com fins lucrativos. Nesse caso, as mesmas
pessoas podem passar a negar informações ou recomendar serviços
profissionais. Parece justo: se você vai ganhar dinheiro com isso, que
invista em consultoria profissional.

>   "Isso de mandar usuário final usar linha de comando no Linux é algo como
>    dizer 'ei, abra o MicroBug e crie uma linha REM com 4096 caracteres.
>    Depois dê um L e...'  " Faz sentido, não?

Depende da aplicação que o usuário final precisa. Afinal, existem muitos
windows em estabelecimentos comerciais que rodam exclusivamente um terminal
3270 com o sistema da loja. O Unix (e o Linux) são sistemas tradicionalmente
mantidos por um administrador de sistemas, mas esse paradigma parece ter
sido quebrado pelo MacOS X.

> - Distribuições estufadas
>   "E um treco focado... isso de mandar uma caixa com 423 CDs dizendo que tem
>    3427647 programas é uma b oxt a... Eu quero navegar, ler mail, ver fotos,
>     tocar mp3... Eu e mais alguns milhões... ". Enough said.

O usuário típico somente roda um punhado de aplicações, mas cada usuário
tem um punhado diferente. Criar um conjunto de aplicações mínimo que seja
aceito por mais que um pequeno grupo de usuários é quase impossível.

Uma alternativa é agrupar um conjunto mínimo em um CD e deixar o resto nos
demais 422, que podem ser jogados fora ou usados como suporte de copo por
quem não se interessar por eles.

>      Agora, vcs ficarem chorando que o Linux não funciona direito por causa
>      dos padrões da M$ é ridículo...
>      Vide samba. ;^)"

Não vejo problema em usar qualquer padrão desde que ele seja aberto. O que
usualmente acontece é que não existe documentação e proíbe-se engenharia
reversa.

Exemplo:

  [OASIS] just announced a working group that will create an XML-based
  document format standard for openoffice.org. And even though Microsoft
  is a member of Oasis, they aren't going to be taking part in this group.

  http://www.oasis-open.org/news/oasis_news_11_20_02.shtml
  http://news.com.com/2100-1001-966691.html?tag=fd_top

>      "Tentei contratar suporte aqui pra minha empresa usar só Linux. Ficou
>       mais caro que comprar produtos Microsoft. Aí eu fui fazer na unha.

Produtos Microsoft também exigem suporte, e não é barato.

>       Desisti. O Exchange é muito mais fácil de configurar. O Cyrus é tão
>       complicado que desisti mesmo.

Existe um motivo para que alguns produtos e serviços tenham um custo. No
linux (e Unices em geral) há a opção de pagá-lo contratando um serviço ou
fazendo o trabalho sozinho. Com o Exchange não há escolha.

> Eu não quero ler um HOWTO sobre
>       como enfiar gás na serpentina, eu quero ligar a geladeira na tomada
>       pra poder tomar breja gelada. Enquanto não aparecerem empresas que

Em outras palavras: "eu quero cerveja gelada, mas não quero comprar
cerveja já gelada, nem pagar para alguém gelá-la para mim, nem quero
comprar/alugar uma geladeira nem construir uma geladeira sozinho."

>       empacotem direito as coisas (coisa que nenhuma faz, nem a Conectiva,
>       nem Redhat nem ninguém), e não cobrem MAIS que a Micro$oft por
>       isso (como a SuSE), vou continuar usando meu Exchange mesmo,
>       que só precisa do mouse pra configurar."

Se esse Exchange e seus clientes estão corretamente licenciados, o custo
total deve ser superior ao produto da SuSE.