[FUGSPBR] FS mode vs. RAID 5

freebsd user freebsd em intervir.com.br
Qui Out 3 09:38:01 BRT 2002

Ola,

Ja li varios artigos onde se discutia sobre o tunning do filesystem,
sendo este usando em modo assincrono a configuracao de maior desempenho.
o softupdates um meio termo entre o assincrono e o sincrono, e este ultimo
o mais lento.

Bem, agora vai a duvida, se eu possuir um RAID5 U3 160, com 64M de cache
na controladora, o modo do filesystem ira influenciar no desempenho ?
Mesmo que eu use o modo sincrono, se eu nao ultrapassar uma taxa de gravacao
maior que o limite do disco, fara diferenca o modo do FS ???
Pois o cache nao suprimirá as diferencas entre um e outro ?

Estou inclinado a usar o modo assincrono, mas ja ouvi alguns rumores
que pode haver problemas de integridade mesmo em operacao normal (sem
desligar)
do sistema.

Agradeço os comentários dos amigos que ja trabalharam nestas situacoes.