[FUGSPBR] Wireless e Aterramento

Ronan Lucio ronanl em melim.com.br
Qui Out 3 10:46:49 BRT 2002

Rogerio,

On Thu, 3 Oct 2002 10:22:31 -0300
"Rogerio Heringer" <rogerio em aeronet.com.br> wrote:

> na verdade o que eu preciso saber se vai ou nao melhorar o sinal-ruido? :)

O aterramento não tem nenhuma relação com ruído.

Aterramento está relacionado a elétrica e o ruído está relacionado
à rádio-frequencia.

Um aterramento mal feito também pode fazer o seu equipamento absorver
uma energia prejudical resultando na diminuição da vída útil... mas
ainda relacionado à parte elétrica. Ou ainda pode fazer com que o seu
equipamento absorva uma sobre carga causando a também a diminuição da
vida útil ou até mesmo a queima do equipamento... mas ainda relacionado
à elétrica (sobrecarga elétrica).

Quanto ao ruído, também varios fatores podem gerar ruído, entre eles:
Conectorização mal feita e/ou oxidada, interferências externas, como
o mal dimencionamento do POP ou até mesmo um microondas perto do AP... :-/
Existe até uma opção para isso no software do AP (Interference Robustness)

Mas você também pode ter outros fatores que podem prejudicar o link
não por ruído, mas por perda de sinal: como zona de fresnel, mal
dimensionamendo do POP e etc.

Se isto não esta claro para você, eu realmente te aconselharia um
curso de Wireless/RF. RF é pura física, e um bom curso vai te ajudar
e previnir e resolver vários problemas... :-)

Espero ter ajudado,

[]'s
Ronan