RES: [FUGSPBR] Open-Relay no sendmail

Alessandro Martini martini em neotech.com.br
Ter Set 3 16:22:27 BRT 2002

	Fuçar é legal, mas não rola nem uma dica do caminho das pedras???

-----Mensagem original-----
De: fugspbr-admin em fugspbr.org [mailto:fugspbr-admin em fugspbr.org]Em nome
de Antonio Torres
Para: fugspbr em fugspbr.org
Assunto: Re: [FUGSPBR] Open-Relay no sendmail

On Tue, 3 Sep 2002 15:42:40 -0300
Paulo Angelo <pa em orbitel.com.br> wrote:

> Eu tive um problema como esse, e realmente o
> sendmail faz relay, cheguei a ilustre conclusão
> que o sendmail perde muito para o postfix.

... gosto pessoal, como futebol: impossivel discutir...

> Ficou monitorando os logs, e vi que o sendmail
> faz relay para
>
>   usuario%qualquerdominio@
>
> não adianta pedir p/ não fazer relay, depois
> consegui resolver esse problema, depois,
> devido a outros, estou usando postfix.

o Sendmail é chato (muiiitooo chato, mas muito mesmo !) para configurar....
mas, se configurado corretamente, ele é ótimo:
bloqueia relay (é: usuario%outrodominio@ tambem), autentica (com
criptografia e tudo), checa em DNS para validar dominio (to e from) checa
nos RBLs da vida (rejeitando e-mails de spamers), etc, etc, etc...

precisa ter tempo, paciencia,  'fuçar' muito no sendmail.org, 'fuçar' muito
no google.....

se vale a pena todo esse trabalho ?
fica a seu critério decidir......

[]s