[FUGSPBR] ACL - Squid

Thiago LPS thiago.lps em br.inter.net
Seg Set 9 13:58:44 BRT 2002

Acredito que o que voce realmente queira seja algo que sempre que o usuario com acesso negado tentar abrir alguma pagina qualquer da internet, ele seja redirecionado para uma pagina local do seu provedor informando que o mesmo nao tem direitos a navegacao

Ou entao algo que enquanto o usuario nao logar na sua pagina principal este sempre que tentar navegar na internet será automaticamente redirecionado para sua pagina principal de autenticacao ( esqueminha aplicado aos usuarios do IG )

Bom tal recurso pode ser facilmente programado atraves da engine Redirectors do Squid Proxy cache
 de uma lida em : http://www.squid-cache.org/Doc/FAQ/FAQ-15.html

lembrando que os redirecionadores sao programas a parte do Squid e cabe ao administrador desenvolver o seu proprio ou entao usar de alguns existentes na internet como o squirm (http://squirm.foote.com.au/) tb existe no ports ( cd /usr/ports/www/squirm && make install )

Isto eh poderoso para economizar o link com seus mirros... exemplo se voce tem o arquivo rtl8139.exe no seu mirror... nao tem pra que o seu cliente ir baixar de www.realtek.tw voce pode fazer um redirecionamento que sempre que o usuario tentar acessar http://*/rtl8139.exe ele seja redirecionado para http://www.seu_provedor.com.br/downloads/drivers/net/realtek/rtl8139.exe
isso de uma forma automatica e transparente =)
ou entao sempre que ele tentar usar o tucows de outro provedor ele seja forcado a baixar do seu... para evitar que eles baixem coisas de outros tucows pois o seu EXISTE JUSTAMENTE COM ESTA FINALIDADE hehehehe

Voce agora tem o barco, a rede , o arpao e uma piscina cheia de peixes gigantes e viciados em anzois!!!!
Espero ter contribuido

Thiago LPS <thiago.lps em br.inter.net>
Administrador de redes e sistemas
ICQ: 10624821
CELL: 0xx 81 91767283
  From: Leonardo Amaral
  To: fugspbr em fugspbr.org
  Sent: Monday, September 09, 2002 12:49 PM
  Subject: Re: [FUGSPBR] ACL - Squid

  Voltando ao problema... eu fui no tutorial q o Christopher me passou e alterando a sintax, eu fiz dessa forma:

  acl special_client src 192.168.2.2
  acl special_url url_regex http://www.meu_dominio.com.br/acesso_negado.htm
  http_access allow special_client special_url
  http_access deny special_url

  mas não funciounou !!!!

  estou errando em q ???

  tem algum lugar certo dentro do squid.conf para colocar a acl ????
  tem q rebootar a máquina ou apenas o squid para que o serviço funcione com essa regra ???
  a regra está certa ?