[FUGSPBR] Pesquisa

Ter Set 10 22:05:14 BRT 2002

On Tue, 10 Sep 2002 19:07:07 -0300 (BRT)
Otacilio de Araujo Ramos Na <g0121006 em server.lcc.ufpb.br> wrote:

> tipo:74% das pessoas que ja migraram sistemas para FreeBSD migraram sistemas
> Linux, ganhando assim de longe dos outros Unix e so perdendo para a soma
> dos tres Windows (NT,2000,XP). 89% dos sistemas FreeBSD tem missao critica ou
> muito importante, o que mostra que o pessoal confia nele, etc e tals.

epa !!! ... amostra estatística contaminada.... ;)
(olha o meu sangue de físico passando todo pelo cérebro.....)

o que é que se espera dos assinantes de uma lista de FreeBSD ??

se esta mesma pesquisa fosse feita em uma lista de, digamos, opss, melhor nao dizer; bem, se essa pergunta fosse feita em lista de qualquer outro S.O., obteriamos resultados parecidos (só mudando o S.O. preferido, é claro)

> Outro dado que todos nos ja suspeitavamos (acho)eh que a maior parte dos
> usuarios eh administrador de redes. Mas realmente, para levantar um perfil
> pessoal pra valer esta faltando algumas coisas.

Sugestão para acrescentar na pesquisa :
- qual a atividade da empresa,ou usuário final, que utiliza FreeBSD !

essa é difícil, pois imagino que muitos da lista trabalham como "consultores" e, portanto, com diversas empresas...

Essa  questão nos daria alguma informação do perfil do "usuário final" do FreeBSD, não do assinante da lista.. (é claro que a análise continuaria "viciada", mas a contaminação seria menor, pois poderiamos observar uma tendencia!)

> 	Legal a sua sugestao de levantar as dificuldades do pessoal, seria
> deveras interessante para um livro da FUG-BR, mas acho que aumentaria

desculpas a todos: a ideia de um "livro da FUG-BR" seria, ao meu ver, no mínimo discordante !!
Qual seria o tema desse livro ? freeBSD, Samba, Apache, PHP, ou o que ?

A melhor qualidade da Lista, ao meu ver, é oferecer respostas (ou pelo menos o caminho das pedras) para um bocado de coisas que não é FreeBSD.

Que tal, ao invés de um livro, um "Indice" do histórico mais sofisticado ?
Eu não sou competente nisso (indexação cruzada), mas imagino que algo do tipo "locate" pudesse ser feito.

Acho que deveria ser acrescentada uma pergunta **muito** importante :

Em quais outros S.O. o usuário se considera competente ?

Essa questão, se respondida com sinceridade, nos daria uma informação realmente util !!!

Eu conheço, e me sinto à vontade em, diversos sistemas operacionais: SunOS, Win(argh!), Linux, PDP,  HP-UX, *BSD, etc.. mas prefiro o FreeBSD !
Porque o FreeBSD ?
No meu caso: simplicidade, consistencia, suporte, documentação, segurança (é, tem o Open, mas no mundo real a gente não usa a "instalação default"), universo de "pacotes" disponíveis, etc., etc., etc...

Como já disse, essa pergunta nos daria informações valiosas

Desculpem a 'verborragia', mas em uma época de campanha politica, a gente acaba ficando muito sensível quando se fala de "analizar pesquisas"....

[]s

P.S. pérola de cultura inútil:
verborragia = palavra 'inventada' pelo personagem Emilia, do livro "O Sítio do Picapau Amarelo" de Monteiro Lobato.
significa: tagarela, falador  ;)

--
Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br