[FUGSPBR] Placa adaptec ATA RAID 2400A ou SCSI

Sex Set 13 10:25:30 BRT 2002

On Thu, 12 Sep 2002 23:12:29 -0300
"FREEBSD" <leonardo em webqi.com.br> wrote:

> Oi,
>
> Estou decidindo a compra de um servidor mas estou em duvida
> quanto a ter o seguinte na parte de discos: (todas sao suportadas pelo free)
>
> Eu gostaria da opiniao/conselho de quem ja usou/usa alguma dessas
> configuracoes para
> me ajudar na escolha ok ?

Tudo depende da performace que voce precisa dos discos *em produção*

Se voce for ter milhares de acesso a arquivo simultaneamente, a opção SCSI é a sua solução
Se a quantidade de arquivos simultaneos for modesta, a opção IDE é a melhor

Infelizmente, todos os benchmarks que fazem de disco só medem coisas como tempo de acesso, taxa de transferencia, etc.. em condiçoes de laboratorio. Hoje os IDE estão 'batendo' os SCSI nesses quesitos, *mas* se voce fizer um benchmark de taxa de transferencia de 1000 arquivos, ao mesmo tempo, um SCSI de 20MBps vai bater, de longe, um IDE ATA100 !!

Fora o problema de acesso a disco, eu sempre recomendo SCSI pela facilidade de 'perifericos': se a sua controladora é compativel, *qualquer* periférico 'que encaixe nela' tambem é suportado (CDs, DVDs, unidades de fita, unidades Jazz, etc...)

[]s

--
Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br