[FUGSPBR] AP Wireless

Dorian Bolivar dbolivar em gmx.net
Sáb Set 14 23:04:28 BRT 2002

At 19:05 11/9/2002 -0300, you wrote:
>Alguém possui algum HowTo para se fazer um AccessPoint (AP) para redes
>Wireless utilizando o FreeBSD 4.5 ou 4.6 (se alguém tiver o iso das
>versões 4.2 e/ou 4.3 eu ficaria muito grato se pudessem me enviá-
>los)... Outra coisa, qual a diferença entre um AP e uma Bridge??? Que
>máquina (processador, memória, HD, etc.) devo usar para fazer este tipo
>de trabalho e quantos usuários eu conseguirei colocar nessa máquina???

Imagine a situação em que você tenha uma LAN gigantesca (i.e., todos os
computadores ligados em hubs cascateados). Provavelmente terá problemas de
performance e colisões, e a não ser que você troque os hubs por switches
(improvável, devido ao preço), a solução pode ser colocar uma bridge entre
os hubs.

Ela irá "aprender" (registrar os MACs) e analisar o tráfego vindo dos dois
lados, e a partir daí só irá passar tráfego de um lado para o outro quando
for necessário. Viu a otimização que ela propicia? E o melhor é que tudo
isso é transparente para as estações e a bridge pode ser o seu box FreeBSD.
As especificações não costumam ser exigentes, portanto acredito que para a
maioria dos casos um 486 seja suficiente. Lembre-se apenas de usar hardware
do bom e do melhor (placas de rede != realtek é um bom começo, hehehe).

O AccessPoint também faz um papel de bridge, só não sei se faz isso ao pé
da letra. Acredito que seja mais uma espécie de packet forwarder burro do
que bridge, já que ele apenas interliga duas infraestruturas wireless.

Pelas minhas experiências, transformar um computador com 2 placas wireless
em AP foi algo que não deu certo. Tentei configurar bridge, mas
aparentemente o código de bridge não suportava (ou não se dava bem com)
interfaces wireless. Se alguém obteve sucesso nisso, entre em contato. :)

[]s,

--
Dorian Bolivar <dbolivar em gmx.net>
http://coldwar.webhop.org