[FUGSPBR] Regras de conduta da FUG-BR

Edson Brandi ebrandi.home em uol.com.br
Dom Set 15 23:12:09 BRT 2002

Pessoal,

	Vou pedir mais uma vez, por favor editem as suas respostas cortando o texto
desnecessario, esta resposta por exemplo podia ter vindo assim:

--- 8< ----

Júlio,B

 tenta adicionar a linha de comando no /boot/grub/menu.lst
 só colocar a partição, que funciona legal!

Marcio

> Tentei fazer isso com o Grub que acompanha a distribuição do Conectiva 8, no
> entanto ele reconhece o Windows e o Linux mas não reconhece o FreeBSD, o que
> devo fazer????
> Sei que devo editar o menu.lst do Grub. Até aí tudo bem, mas o que devo
> acrescentar ao arquivo??

--- >8 ----

	Sei que é mala alguem ficar pegando no pé de vcs, afinal somos
todos adultos :-), mas se eu não fizer ninguem fará...

	Volto a pedir encarecidamente que colaborem com a FUG,
seguindo as regras que a regem, a principio economizar algumas linhas
pode não fazer sentido, mas se pararmos para pensar que circulam em media
100 mensagens por dia na lista e que a lista tem 750 membros, significa
que cada linha desnecessaria removida de uma resposta enviada, gera uma
economia de 75.000 linhas.

	Por exemplo, toda msg segue com um rodapé informativo de 3 linhas,
se criarmos o habito de remover o rodapé antes de dar o send estaremos
economizando 225.000 linhas, a uma media de 60 carcateres por linha,
significa economia de 13.500.000 carcteres algo proximo a 13 Mb,
considerando 13 Mb por dia, em um mes de 30 dias teriamos ~400Mb de economia.

	Muitas vezes vejo respostas na lista que trazem uma unica frase ou
palavra, e logo abaixo 100% do email original e mais 2 ou 3 rodapes. Raras
são as situações onde se justifica manter 100% do email original na
resposta, de forma que exemplos como o que eu dei são exemplos de
desperdicio e de completa falta de respeito com as regras que regem essa
comunidade.

	A lista é publica e existe com o objetivo de ajudar a comunidade
no dia a dia, ao desrespeitarem as regras da lista estão desrespeitando a
vcs mesmos.

	Todos aqui receberam receberam um email, quando se cadastraram na
lista, contendo as regras da FUG-BR, para quem não leu segue novamente:

--- 8< ---

Para optimização do tempo da lista e da clareza das perguntas e respostas,
sugerimos algumas normas de postagem.

1) Assuntos fora do tema principal - FreeBSD, claro - são permitidos e
incentivados, desde que tenham pelo menos algo a haver com Unix, ou com
interação Unix e outros sistemas. Mas é bom não "abusar" da abrangência e
da flexibilidade da lista. Mantenha seus OFF-TOPICS dentro dos limites do
bom-senso.

2) As dúvidas devem SEMPRE ter como primeira fonte de busca o handbook do
FreeBSD, tutoriais e documentações dos sistemas e aplicativos e também o
histórico da lista. Lembre-se o comando man é seu amigo !

3) Como em todo "lugar público", várias opiniões pessoais são dadas, mas
não cabem serem discutidas na lista. Isso gera confusão. Procure discutir
posições pessoais diretamente com a parte interessada, mas fora da lista.

4) Sempre que obtiver a resposta para um problema, publique-a na lista
para enriquecer o histórico.

5) As perguntas devem ser colocadas de maneira clara, com o máximo
possível de detalhes pertinentes. Mostre suas fontes de pesquisa e
deixe claro que não está usando a lista como primeiro recurso de busca.

6) Escolha um subject apropriado, se o subject escolhido não for adequado
vc corre o risco da pessoa que poderia lhe ajudar não ler sua mensagem.

7) Evite respostas contendo apenas "Eu concordo" , "Pau de Hardware", etc.
O numero de membros da lista é grande, e mensagens desnecessarias consomem
banda, alem de que esse tipo de resposta não somam nada a discussão em
curso.

8) Tente sempre em suas respostas mostrar como chegou a sua conclusão,
ensinar a pescar é sempre mais recompensador a longo prazo do que dar o
peixe pronto hoje. Com esse comportamento tanto quem pergunta quanto quem
responde irão aprender mais.

9) Se o seu servidor apresentar algum erro na entrega de 300 msgs/dia, o
envio de msgs para vc será suspenso, para voltar a receber e-mails vc
tera que habilita-lo novamente atraves da pagina opções.

10) Sempre edite as mensagens que voce responder cortando as partes do
texto que forem desnecessarias, nosso servidor e os seus colegas que
usam conexão dialup agradecem.

Thks pela atenção

Edson Brandi