RES: [FUGSPBR] Pentium IV ou AMD Athon ?

Augusto Flavio moraisaf em yahoo.com.br
Qui Set 19 10:49:32 BRT 2002

OKz.. Concordo com vc em partes. Tambem acho que para um gateway teste de
Quake 3 nao são necessarios e outros recursos 3D(como rendenização) como foi
o enforque dos testes do site:

http://www17.tomshardware.com/cpu/02q2/020506/p4b-13.html

Ainda acho que um Athlon seria melhor que um p4 nesse aspecto. E não acho
que rambus seria tão superior a uma DDR num p4.

---------------------------------
Augusto Flavio
CPD - Malta
aflavio em malta.adv.br
moraisaf em yahoo.com.br

From: fugspbr-admin em fugspbr.org [mailto:fugspbr-admin em fugspbr.org]On
Behalf Of Ataualpa Albert Carmo Braga
Sent: quinta-feira, 19 de setembro de 2002 09:50
To: fugspbr em fugspbr.org
Subject: RE: RES: [FUGSPBR] Pentium IV ou AMD Athon ?

Olá

Todas minhas doze máquinas novas também são Athlons. Eu sempre estive
empolgado com a nova arquitetura e filosofia que a AMD
implementou. Parou de correr atrás e passou a lançar seu próprio
projeto. Quando fui apresentar alguns testes que fizemos para
processos seriais e em paralelo com nossas máquinas fiquei ainda mais
defendendo o time da AMD. Mas, no congresso, encontrei alguns casos em
que, com a otimização adequada, o P4 poderia ganhar, pois o acesso a
memória seria mais rápido (devido às caras Rambus) com um
processamento usando instruções "pequenas", que não exigissem nada do
decoder. Para isto ocorrer ou têm-se um programa otimizado ou com
muita sorte usando o compilador da INTEL sobre seu processo. Claro que
esta vantagem se deve à força bruta do clock mais alto. Logo depois
disso a INTEL baixou seus preços pq o P4 estava entulhando, neste
momento o P4 poderia ser uma opção viável. Existem benchmarks para
cálculos teóricos (que usam e abusam de ponto flutuante) que dão
vitória ao P4 (http://www.dl.ac.uk/CFS/benchmarks/compchem.html).

Para resumir, continuo comprando Athlons pelo custo/benefício aqui no
Brasil, devido à disponibilidade do meu fornecedor, além da
possibilidade de upgrade, pois a Intel tem a mania de mudar,
fisicamente, seus produtos, o que impossibilita simples substituições
de processador. Mas, gostaria de ter acesso a algum P4 "novo", pois os
primeiros realmente eram lixo, para construir os benchmarks de meu
intesse. Se vc testou seus aplicativos e o Athlon ganha sempre, acho
isto excelente, foi o que eu fiz também. Infelizmente para mim testes
com Quake não são suficientes e não tenho exclusivamente um servidor
para cuidar, preciso de testes específicos para meus cálculos
científicos.

Outra coisa, gosto do Gabriel Torres, mas ele às vezes fica um pouco
defasado.

[]'s,

Ata.

[..]