[FUGSPBR] Terminais X "Burros" (era: padronização de instalação)

Edson Brandi Edson.Brandi em corp.ibest.com.br
Seg Set 23 09:38:44 BRT 2002

Bom dia pessoal

	Existem algumas opções para montar um terminal X "burro".

	Se voce tiver como usar placas com suporte a "pxe boot", a melhor
maneira seria uma instalação padrão de Xterminal, usando um NFS server como
concentrador, desde que seu NFS server esteja bem dimensionado funciona
muito bem :-)

	Se vc não possuir placas com suporte a "pxe boot", vc pode
inicializar as maquinas via disquete ou via LiveCD modificado, a desvantagem
do diskete é o tamanho do kernel que vai ficar muito restrito mesmo com o
uso do crunck, via CD vc não vai ter esse problema. Nesse esquema vc da boot
com CD e apos o load do kernel o restante do processo usa NFS.

	A outra opção é usar o LiveCD. A desvantagem é que o startup da
maquina sera um pouco mais lento e que qualquer customização feita antes com
o sistema rodando será perdida no proximo boot a não ser que ja esteja
"definida" no momento da criação do CD.

	Na minha opiniao, a melhor solução seria usar placas com suporte
"pxe boot" e fazer tudo via rede :-), se isso não for possivel eu usaria
LiveCD substituindo os mounts em MFS por mounts NFS :-)

Edson

:=====
> irado estou instalando 33 terminais freebsd em un cliente e estou
> pensando en usar o live cd... mas nao sei como comecar ....
:=====

ééé.. o capriotti já me havia sugerido.. vou dar uma olhada. De qualquer
forma, cd-rom são mais baratos do que hd's, e ainda se tem a vantagem de
serem imunes à corrupção de dados.. caso a pensar!