RES: [FUGSPBR] Ideia FreeBSD

Edson Brandi Edson.Brandi em corp.ibest.com.br
Seg Set 23 10:17:34 BRT 2002

Bom dia Hederi

>Gostaria de saber se poderiamos criar alguns padroes de qualidade para
>nossos produtos baseados em freebsd onde teriamos uma maior seguranca sobre

>o que estamos repassando para os clientes e poderiamos ate criar uma
especie
>e Free Services + FreeSoftware onde cada caso cada profissional pudesse
>adotar uma especie de parametro para dar seguimento a determinadas solucoes

>de mercado ... onde nos teriamos referencia de servicos a nivel nacional
>tanto para clientes como para suporte ... uma coisa meio que diferenciada

	Voce sugere uma padronização dos serviços de consultoria prestados ?
	Acho que isso é algo muito dificil de se conseguir :-\ , pois quem
iria fiscalizar ?
	No passado surgiu a ideia de montar uma cooperativa para "tentar"
organizar os consultores que prestam serviços com BSD, na epoca da ideia a
lista tinha 400 membros (foi ano passado), deste grupo 25 mostraram
interesse... A ideia acabou não indo para a frente por uma serie de motivos,
inclusive por não ter o numero minimo de interessados para sem montar
"legalmente" uma cooperativa... O objetivo na época era criar um ponto de
referencia para ajudar as empresas que precisem de concultoria a encontrar
um profissional qualificado rapidamente, a ideia era dividir o pessoal por
regiões geograficas, etc. Na minha opiniao uma otima idéia (e não é porque
foi minha) que infelizmente não deu certo.

>ex1: Em Belo Horizonte temos 60 empresas que sao especializadas em linux
>(de conectiva ate caldera, e duas que usan debian ), 5000 que trabalhan
>com Microsoft e 5 que usa sistemas Bsd ....

	Vc vai ver esse cenario na maioria das cidades :\ , o linux tem um
marketing de rede muito bom, ele tem atenção constante da midia, etc. Hoje
qualquer "moleque" de 13 anos que vai a uma banca de revistas uma vez ou
outra, vai achar N reportagens sobre Linux, revistas com CDs de instalação,
etc... Querendo ou não isso ajuda ele a se difundir... Quantas revistas
nacionais ja falaram sobre BSD ? Que eu me lembre nos ultimos anos isso só
ocorreu 3 ou 4 vezes... Enquanto isso não mudar vai ser dificil o cenario
mudar... Nem sempre é facil convencer seu chefe a colocar um sistema
"desconhecido" na rede da empresa...

>teriamos uma gama de servicos que fazemos com um controle de situacoes
>de mercado que seriam aplicaveis e/ou adaptadas para free*bsd.
>tentariamos colocar o free para expandir mais.. como se tem muito linux
>e windows por ai..

	O problema não somos nós :-), acho que a maioria aqui ja tenta fazer
isso, usar BSD no lugar onde as pessoas tentem a usar linux ou Windows. O
problema é convencer "quem manda" a usar BSD e não Linux...

>criariamos documentacoes mais especificas sobre solucoes usadas en
>certas situacoes ...

	Documentação. Sempre voltamos a ela hehehe
	Hoje a grande maioria da comunidade le ingles, acho que não temos
falta de documentação.
	Infelizmente são poucas as iniciativas nacionais para documentar o
Free em nossa lingua... Eu mesmo não tenho mais tempo de manter a "Primeiros
Passos", de forma que ela é atualizada uma vez ou outra... Não sei se sabe
mas um dos motivos que me levou a criar o FUG foi o fato de não conseguir
mais tempo para responder as dezenas de emails que chegavam todos os dias de
pessoas com duvidas... Na epóca a FreeBSD-L estava inoperante a meses, e o
pessoal nao tinha muitas opções... Da minha falta de tempo nasceu o FUGSPBR,
hoje FUG-BR, acho que a valvula de escape ta funcionando muito bem hehehhe

>teriamos um produto de referencia nacional para ser vendido ...
>onde o nosso produto seria  soluçcoes baseadas em modelos e freesoftware
FreeSolutions -
>iriamos estar trocando ideias sobre novas solucoes para o mercado de acordo
com a demanda
>de mercado baseadas em free*bsd ...

	Acho que esse cenario pode mudar em breve, existem diversas empresas
em formação com o objetivo de trabalhar na divulgação e comercialização de
produtos ligados ao *BSD , acho que em breve teremos uma melhora
significativa neste cenario.

>ex2: vc teria casos rotineiros prontinhos na net somente para ser
>executados possibilitando o crecimento de free no BR.
>01 empresa do amazonas vende servicos iguais a 100 empresas de sp e a 5
>de BH 3 de fortaleza ... todas elas unidas por um padrao de qualidade se
>servicos ...
>teriamos um grupo que estaria estabelecendo solucoes de acordo com
>ideias postadas ...

	A sua ideia é muito boa, mas para que de certo é necessario um nivel
de interesse e comprometimento que eu não sei se teremos. Vi muitas
iniciativas boas morrerem na praia, algumas das quais eu mesmo liderava, o
problema em todas foi falta de interesse da comunidade... muita discussão ,
pouca ação... Como dizem os "dinossauros" do cenario BSD nacional, nossa
comunidade sofre do mal "fogo de palha"... Desculpem o desabafo, não estou
dizendo que essa ideia não vai dar certo se for levada a frente, longe
disso, eu acho que todos ganhariamos :-) , so estou colocando um ponto de
vista pessoal...

>ex3: Presiso montar uma vpn ... todo mundo se baseia no tutorial do
capriotti.

	Isso seria bom e ruim, bom porque cria um padrão, ruim porque inibe
a criatividade... Existem 1001 maneiras de se implementar uma VPN, o
tutorial ilustra apenas uma... Acho que um objetivo comum é o aprendizado
continuo, e restringir-se a seguir uma receita, vai contra esse tipo de
objetivo, não ?

[...]

>calculem os valorez destes softwares e retirem 30% para servico mais um
>contrato dse manutencao ... para  quem vende este tipo de suporte seria
>interessante...

	hehehehe sim, da uma verdadeira fortuna :-), muitas empresas
esquecem-se do custo de longo prazo da solução que adotaram... Antigamente
quando eu dava consultoria a ISPs, e montava tudo usando BSD, era comum
montar o sistema e so aparecer 6 meses depois para atualizar uma ou outra
coisa... O BSD é muito estavel, o que é otimo para o cliente e nem tanto
para quem vende suporte por hora ;-) hehehe

>uma especie de cooperativa baseada em free*bsd

	hehehe como eu disse la em cima, a ideia não é nova, mas da primeira
vez não foi para a frente...

>motivacao expandir a comunidade nao so de amantes do free mais a
>comunidade comercial para sistemas gratuitos *bsd.

	Alguns vão te jogar pedras por causa desse "comercial" hehehehe

>se alguem ou alguns da lista se interessar estamos ai ... uma coisa que
>eu gostaria de ver e participar era da aceleracao do crecimento do free
>no brasil ..

	Parabens pela iniciativa :-)
	Vamos ver a opiniao dos demais, acho que muitos são favoraveis a
ideia.

>3 otimos exemplos de crecimento que eu trato como referencia sao:
>
>o site do jeam milanez ... Mineiro tambem ... rs ..
>o site do edson
>e a fugspbr
>como muito outros colaboradores da lista que sempre ajudam a todos de
>bracos abertos e com muita boa vontade capriotti Antonio. Torres. o
>irado com suas criticas comicas e legais, entre outros ....

	O FUG-BR nãos seria um lugar tão agradavel de se estar se os seus
membros não fossem excelentes pessoas.
	Nesta lista temos profissionais de todos os tipos, com as mais
variadas experiencias :-) , raramente vai ter algum assunto sobre o qual
ninguem saiba opinar :-), o grupo continua crescendo, e até o momento
estamos conseguindo manter o espirito de cooperação vivo.

Chega que ja escrevi demais...

Edson

pq naum mais um diferencial no mercado ... afinal nao travamos nen damos
telas azuis ......

nada cresce sozinho ... !!!

no mais tank's !!!!

Heder Inacio