[FUGSPBR] ATA e instalcao e corrupcao

Capriotti capriotti em fugspbr.org
Dom Set 29 17:36:28 BRT 2002

Gente:

Sei que esse bug já é conhecido e etc, mas nada melhor do que compartilhar
experiência.

Fui instalar um sistema do zero, com o CD do 4.6, e a instalação aconteceu
tranquila.

Bootei a máquina, tudo aparentemente perfeito.

Fui fazer a instalação dos fontes do sistema para um posterior make world,
e a leitura do CD (IDE) deu  o famoso problema READ_BIG.

Não houve o que resolvesse, nem mesmo as modificações no boot.conf

Até aí tudo bem, pois copiei os fontes de outro HD, e fui compilar.

Mas na hora da compilação é que ocorreu o crítico:

Sempre no mesmo ponto a compilação parava com um CORE DUMP !

Esse hardware foi testado por uma semana com um HD IDE e um sistema
"fresco", com dois ou três make worlds diários (teste de confiabilidade
pois estou fazendo overclock nele). Só com essa nova instalação acontece
esse core dump.

Diferenças entre as duas instalações: Uma feita a partir de CD-ROM SCSI e a
outra feita a partir de CD-ROM IDE.

O que ocorreu era que o cat estava corrompido ! Tive que instalar os
binários de novo, via FTP, para sanar esse problema.

Nota: durante a instalação (onde eu NÃO apliquei os consertos para acesso
aos drives IDE) não houve nenhum reporte de erro de leitura. Os dados foram
corrompidos durante a instalação e não houve nenhum aviso de possível falha.

No 4.7 essa falha finalmente foi consertada, segundo os dados do site do
FreeBSD.