[FUGSPBR] sistema de arquivos corrompido

Capriotti capriotti em fugspbr.org
Dom Set 29 17:42:44 BRT 2002

Gente:

Eu li essa na -hardware (acho) e achei interessantíssima, por isso resolvi
publicar: (minha cabeça não anda das melhores, portanto desculpem se estou
escrevendo algum post passado aqui pela lista)

Houve casos onde, de vez em quando, o FreeBSD reportava problemas de
leitura em sistema de arquivos, mas sempre em lugares (partições)
diferentes, aleatórias.

Depois de reiniciado o sistema, mesmo em se acessando os mesmos arquivos
que haviam reportado o problema, a falha não ocorria.

O autor do comentário descobriu que ele tinha problemas em módulos de
memória ! Por ela estar ruim, o cache feito nesses módulos ficava corrompido.

Ele usou um método interessante, de editar os arquivos, verificar o
conteúdo, e ver que apesar de estarem no mesmo setor do HD, parte do
arquivo estava intacta.

Fica a dica, principalemente para quem tem HDs mais caros !

[]s