[FUGSPBR] disco SCSI mais lento que IDE ?

Capriotti capriotti em fugspbr.org
Dom Set 29 18:04:25 BRT 2002

bom, vamos considerar isto como freebsd-hardware, ok ? Afinal essa é a
plataforma de testes.

Sou o infeliz proprietário (ou, pelo jeito, o propriootário) de um HD SCSI
2 Quantum firewall de 8 GB conectado a uma adaptec 2940-Ultra.

E também de um Bigfoog de 2.5 GB (obrigado, irado).

Os mesmos fontes do FReeBSD instalados nos dois HDs.

Ambos rodando o kernel GENERIC, muito embora sistema no bigfoot tenha
suporte a SMP, o que não influi em nada. Aliás, deixa o sistema
ligeiramente e imperceptivelmente mais lento quando rodando com apenas uma
CPU, o que é o caso.

Ambos rodando o sistema 4.7-RC.

Qual não é minha surpresa que, fazendo o make world, o HD SCSI toma um
couro do bigfoot de cinco minutos. o que globalmente significa que o HD
SCSI é +- 10% mais lento que o IDE bigfoot antigo ! Aionda que o SCSI não
seja tão novinho, ainda assim é mais novo que o bigfoot.

Levando em consideração que o HDE IDE consome processamento (CPU mesmo),
enquanto o SCSI não, pois tem controladora "inteligente externa", isso
significa que o SCSI é muito mais lento do que 10%, em relação a esse bigfoot !

Absurdo !
E isso porque ainda não tive como testar em um Hd UltraDMA !

Alguém tem uma explicação plausível, crível, razoável, para me impedir de
jogar essa ***** na parede ?

Afinal de contas, com a grana que eu investi em controladoras SCSI e HDs eu
poderia ter comprado muito mais espaço IDE de armazenamento !

Sem contar com o fato que essa *** de HD esquenta que eu tenho que colocar
ventiladores extra no gabinete, consumindo a energia que poderia ser
aproveitada em outros cantos !

Agora eu vejo que aquela placa mãe com RAID IDE que eu comprei vai vir em
boa hora !

Vou abrir um buraco no quintal e enterrar esse HD !

[]s