RES: [FUGSPBR] disco SCSI mais lento que IDE ?

Marcelo Tomoyose freebsd em tomoyose.com.br
Seg Set 30 01:37:34 BRT 2002

É Capri, vc realmente é um felizardo (para não falar "Cagado"). Bom
teoricamente existe alguns pontos que devem ser levados em consideração:

O barramento IDE utiliza o processamento do computador para gerenciar o
barramento enquanto o SCSI é controlado pela placa controladora (exceto
nos casos das controladoras RAID IDE). Isso praticamente indica que
quanto mais rápido for o disco, mais processador é utilizado. No caso do
ultra veloz "bigfoot" ele deve devastar o seu processados (hahaha...
bricadeirinha!!). Mas também existem outros fatores, que por sinal são
muito importantes que é a integridade dos dados que dada as
características do barramento o SCSI é muito superior. Bom em teoria, o
SCSI deveria ser muito mais veloz que o SCSI. Se a sua controladora for
a Adaptec, verifique se ela não esta compartilhando a IRQ 11 com outros
dispositivos (já que ela adora pegar essa IRQ mesmo tendo outro
dispositivo já ligada nela) isso causaria uma perda de desempenho na
controladora. Outro fator importante é o cabo, já que a SCSI trabalha
com paridade, e pode estar havendo alguma perda no caminho, corrompendo
as informações e a controladora tendo que reenviar os mesmos dados
diversas vezes.
Mas falando praticamente um teste que eu fiz, o SCSI foi infinitamente
superior que o IDE, veja:

Os dois teste foram executados no mesmo computador que é:
Athlon XP 1700
256mb Ram

As diferenças foram os HD's, o IDE era um Barracura 60Gb (7200 RPM)
rodando em UDMA-100 (que em teloria é 100 mb/s) e um SCSI U2W Barracuda
9Gb (7200  RPM) que roda a 40 Mb/s com uma controladora Adaptec 2940
U2W. Fazendo o Make World os tempos foram:

IDE 1 hora e 15 minutos
SCSI 32 minutos

Eu particularmente acho que vc tem um problema de hardware por ai, visto
que no meu caso, teoricamente o HD IDE tem um barramento mais veloz e o
SCSI foi quase 150% mais veloz.

Marcelo Tomoyose