[FUGSPBR] SCO X IBM

Luiz Rodrigues Maia Neto maianeto em inf.ufsc.br
Seg Ago 4 09:59:30 BRT 2003

Toledo,

Bom dia.

> Já pensou em fazer uma tese a respeito? Parabens pelos seus
> conhecimentos!

Agradeco os cumprimentos. Muito Obrigado. Estamos procurando editora
para dois livros de historia ligados a computacao. :)

> Realmente suas conclusões estão bem fundadas, embora como vc mesmo
> disse, existem diferentes versões, que na verdade sabemos são
> originadas por grandes interesses.

Na verdade a sintese pode ser considerada de minha autoria, mas o
subsidio, a informacao eh fornecida por diversos autores, dentre eles
posso citar, sem ordem de importancia, Robert Cringely, Paul Carrol,
Dvorak, Greg Lehey, Dorothy Denning, Charles Ferguson, Aghata Hughes,
Paul Edwards, Robert Glass, dentre outros.

Um dos livros mais interassantes sobre este tema eh o: "An
Exploration of Cyberspace Security R & D Investment Strategies for
Darpa: "The Day After-- In Cyberspace II (Rand Monograph Report, Mr-
797-Darpa)" organizado pelo Robert Anderson. Participam o Kleinrock e
o Licklider, alem de varios outros. Com edicoes nacionais da Ediouro
temos o Imperios Acidentais e o Big Blues - A derrocada da IBM, ambos
muito elucidativos. Outro muito interessante eh o "Winning the Battle
to Lose the War: Brazilian Electronics Policy Under Us Threat of
Sanctions" da Maria Ines Bastos. Existe muito material a respeito.
Outro livro publicado pela Ediouro chama-se Guerra dos computadores,
escrito por dois egressos do MIT. O primeiro nome de ambos eh
Charles, mas nao me recordo dos sobrenomes no momento.

Uma aluna do meu velho pai esta trabalhando em uma dissertacao de
mestrado cujo tema eh a historia da computacao no Brasil.  Ele
escreveu um volume a este respeito, para o qual estamos procurando
uma editora interessada. Todavia, existe uma certa rejeicao no
programa de pos graduacao a um trabalho deste genero. Alguns dizem
que isto nao eh computacao, jah que nao tem bit. :(

[]'s

Luiz Maia

Windows: "Where do you want to go tomorrow?"
Linux: "Where do you want to go today?"
FreeBSD: "Are you, guys, comming or what?"