[FUGSPBR] SCO X IBM

Luiz Rodrigues Maia Neto maianeto em inf.ufsc.br
Seg Ago 4 09:59:35 BRT 2003

Pedro,

Obrigado pelo elogio.

> Oi Maia
> Parabens pela revisao, so dois retoques. O
> TCP/IP da BBN e outros era fortemente baseado
> em hardware e o projeto contratado c/ o pessoal
> da eletrica/computacao de Berkeley era para
> desenvolver uma implementacao em software.

Sim. Concordo com voce, a implementacao da BBN era aderente ao
hardware utilizado, seguindo o mesmo modelo utilizado nos Interface
Message Processor - IMP. O texto deixa margem para uma interpretacao
menos precisa.

> Resumindo: a ISOC esta correta, Berkeley nao inventou
> o TCP/IP, "apenas"criou o software para que isso
> pudesse rodar em computadores "normais".

Sim, todavia acho que fui mal compreendido. Em nenhum momento quero
dizer que Berkeley invnetou o TCP/IP. O protocolo TCP aparece jah em
1974, antes mesmo do IP de 1977. Em 1978 o TCP jah substitui o NCP em
conexoes entre instituicoes. Posteriormente foi substituido pelo IP.
Todavia, embora a implementecao adotada como referencia seja a da
Universidade da California a ISOC nao da o credito merecido, nem a
Berkeley, nem a Davis, nem a Livermoore.

> O impacto dessa mudanca hardware/software e' que
> ela abriu espaco para muita gente estudar e
> refinar os algoritmos (controle de congestao,
> roteamento, etc) e gracas a isso o TCP/IP
> se sobrepos a protocolos proprietarios como
> a DECnet.

Certamente. A padronizacao foi fundamental para que o crescimento da
Internet a torna-se o que conhecemos hoje.

> O produto comercial derivado  do Net/2 foi o
> BSDI 1.0 em o nao comercial foi o 386BSD e
> deste o Free e o Net. O 4.4BSD Lite-1, supostamente
> livre dos segredos da AT&T foi usado pra criar
> o Free 2.0 o BSDI 2.0 e o 4.4BSD Lite-2 em 95
> Uma boa referencia para toda essa historia
> e' o livro "The Design & implementation of 4.4BSD"
> e o "A quarter century of Unix"

Sim, o primeiro livro que voce cita pode ser considerado a referencia
oficial a respeito desta historia.

Certamente o livro do Salus eh um dos volumes mais completos a
respeito. O do Ceruzzi, A History of Modern Computing (History of
Computing), tambem eh bastante interessante. Outra fonte fundamental
de pesquisa sao a IEEE e a ACM. Outros eventos cientificos tamebm sao
bastante uteis a este respeito. Aqueles que estao em universidades
federais certamente podem acessar o portal da CAPES e obter acesso a
uma colecao enorme de documentos relacionados com estes temas.

[]'s

Luiz Maia

Windows: "Where do you want to go tomorrow?"
Linux: "Where do you want to go today?"
FreeBSD: "Are you, guys, comming or what?"