[FUGSPBR] Vários servidores de e-mail. Um servidor de webmail.

Felipe Neuwald neuwald em rudah.com.br
Ter Ago 5 16:32:55 BRT 2003

Companheirada,

estou querendo implementar uma solução da seguinte forma e gostaria de darmos
uma discutida aqui na lista sobre isso.
Vou ter basicamente dois servidores de e-mail:

srv1: postfix rodando meudominio.com.br
srv2: qmail rodando dominiosvirtuais.com.br

O 'x' da questão é o seguinte: Vou ter um servidor de webmail (rodando OW) que
vai ter que buscar dados nos dois servidores de e-mail, via pop3.
Acho que até aí o problema não é tão grande, pois é só eu utilizar o
auth_pop3.pl para pegar as mensagens via POP3.

Ok, agora vamos ao 'x2' da questão (x ao quadrado mesmo!).
Hoje, os meus clientes utilizam o WebDisk do OpenWebmail, e para todos os meus
clientes, eu dou 5Mb de Disco Virtual para utilização experimental. Alguns
clientes contratam serviços de 50, 100, e até 600Mb em Disco Virtual.
Já que eu estarei pegando todas as mensagens via pop3, e a minha base de
usuários não está na mesma máquina que está rodando o webmail, e sim em
servidores distintos, eu preciso de uma solução em que o Disco Virtual de cada
cliente meu fique na máquina do webmail. Já pensei inúmeras soluções, mas
resolvi postar essa mensagem na lista para ouvir a colaboração de alguns de
vocês.

O que vocês acham? Alguma opinião de como fazer isso possível?

Um grande abraço,

---
Felipe Neuwald
neuwald em rudah.com.br