[FUGSPBR] Problemas com emulação de terminal (FreeBSD -> Linux)

Eduardo Righi eduardo em sultelecom.net
Qui Ago 7 15:55:18 BRT 2003

Hau,

Galera, tô com um problema de emulação de terminal em um cliente.
O cenário é o seguinte:

-Servidor principal rodando linux: é acessado via telnet, nesse servidor
rodam os programas do cliente.
-Várias estações de trabalho rodando linux
-Algumas estações rodando Windows
-As novas estações (12) rodando FreeBSD
-O sistema do cliente foi desenvolvido em FlagShip (até onde eu sei é um
compilador clipper para o linux)

O que acontece é que quem acessa o sistema à partir das estações linux,
roda o programa normalmente.
Quem acessa via Windows usa o emulador TeraTerm, que também funciona ok.
Nas novas máquinas rodando FBSD a tela do programa fica toda errada, com
caracteres estranhos no lugar dos caracteres normais que formam as
molduras e menus do programa.
Estamos sempre falando de caracteres ASCII, modo texto.

O sistema deles usa a variável de ambiente FSTERM, que está setada para
'linux'.
Já mudei o FSTERM para xterm, ansi, scoansi, console, cons25.  O que
melhor funcionou foi o ansi, mas o teclado aí não fica legal e a tela
corre uma linha para cima em algumas ocasiões (por causa de alguma
interpretação de alguma sequencia de escape).

Alguém já passou por isso?

Andei fuçando e pesquisando, mas é tudo muito 'genérico' e o programador
é uma mula que não ajuda e só fica dizendo "bota linux que vai
funcionar"...

Any ideas???

Eduardo.