OT: Re: [FUGSPBR] Re: UNIX vs. WINDOWS

Dom Ago 10 22:19:14 BRT 2003

At 20:07 10/8/2003, you wrote:

>*odeia*, mas usa? :-) que maldade que fazem com você... :-)

Uso é claro, e não foi nenhuma maldade, ao contrário, presentemente estou
utilizando um software que usa "hardware key" e só funciona em windows, mas
como esse software facilita tremendamente a minha vida...

Como mera curiosidade segue uma lista de SOs dos servidores que administro:
- Windows NT4, 2k e XP
- Free 4.8 e Free 5.1
- MacOS-X
- SunOS 2.6
- Solaris 9 (Sparc)
- VxWorks 5.1 (RTOS 'primo' do BSD)
- RH 7.2(IBM)

Nas diversas estações de trabalho e PDAs dou suporte para:
- Windows 9x, 2k e XP
- MacOS-9
- MacOS-X
- Windows CE (2.1, 3.0 e 2002)
- PalmOS (3, 4 e 5)

Fora esses, ainda administro uma "rede isolada" AIX e estações OS/2.

A minha experiencia profissional com todos esses SOs me dá conhecimento
suficiente para poder comparar os diversos SOs sem nenhum pré-conceito (não
confundir com preconceito) e alcançar resultados objetivos.

>se você apresentar uma workstation UNIX com KDE ou XFCE por exemplo com
>dois ícones: abiword e pine (por exemplo) para uma secretária qualquer,
>ela vai aprender a usar aquilo ali.

Até que "o chefe" abra uma conta no Banco do Brasil, aí voce vai ter que
mobilizar um administrador competente (e que custa caro) para instalar o
JRE, gastar um tempão com o suporte do BB e fazer funcionar até a próxima
vez que o BB 'atualizar' o sistema; aí começa tudo de novo..

Pior ainda: e se o chefe abrir uma conta no CityBank ? eles só dão suporte
a Windows.... opções: mudar de banco ou de SO... o "chefe" é que vai decidir...

>nesse sentido o windows passa a ser até mais complexo se você nao
>bloquear todos os outros recursos (notepad, painel de controle, etc etc
>etc...).

O Metro de São Paulo migrou tudo para Software livre.... gastaram uma
pequena fortuna em treinamento.... (é claro que saiu muito mais barato do
que comprar milhares de novas licenças de Windows e Offices, sem contar com
a economia na aquisição de novas maquinas)

Mas pense de maneira objetiva: quantas empresas podem "se dar a esse luxo" ??

>depois de anos comendo com garfo e faca, comer com os palitos orientais
>pode ser complicado. mas isso nao mostra o garfo e a faca melhores.

ainda bem que voce entende a minha posição:
é melhor comer sushi com palitinhos e churrasco com garfo e faca

Comer churrasco com palitinhos é, no mínimo, improdutivo.

>melhor OS é em função da demanda, correto, mas enfiar o fator "cultura"
>pode ser um grave erro.

Cultura, em informática, é uma palavra subjetiva.

*todos* convivem com Windows; Windows, quer se queira ou não, *é* o SO que
se encontra em tudo que é lugar.

Somente ignora o Windows quem trabalha com aplicações muito específicas ou
quem não trabalha com informática !!

Que administrador responsável não conhece Windows ?

Questão polêmica :
O que se deve fazer quando a MS muda o Windows para não autenticar mais no
SAMBA?
a - manda usar o Windows antigo
b - muda todos os SOs das máquina da empresa para *nix
c - enfia a cabeça em um buraco e diz que a culpa é da Microsoft
d - "aprende" windows para poder configurar adequadamente o SAMBA

meramente não queria "entupir" a lista.

Antonio Torres