OT: Re: [FUGSPBR] Re: UNIX vs. WINDOWS

Luiz Gustavo luizgustavo em myrealbox.com
Dom Ago 10 23:41:35 BRT 2003

Antonio Torres <antonio.torres em newspace.net.br> writes:

> A minha experiencia profissional com todos esses SOs me dá
> conhecimento suficiente para poder comparar os diversos SOs sem nenhum
> pré-conceito (não confundir com preconceito) e alcançar resultados
> objetivos.

 Isso eh relativo, ate pq vc nao conhece profundademente todas as opcoes
 disponiveis.

 Existe uma grande diferenca entre administracao rotineira e uso em
 larga escala.

 Essa eh uma verdade a qual todos estamos presos: muitas linguagens,
 sistemas operacionais, algoritimos, hardware e pouco tempo...

> Até que "o chefe" abra uma conta no Banco do Brasil, aí voce vai ter
> que mobilizar um administrador competente (e que custa caro) para
> instalar o JRE, gastar um tempão com o suporte do BB e fazer funcionar
> até a próxima vez que o BB 'atualizar' o sistema; aí começa tudo de
> novo..

 O problema ai nao eh a usabilidade do windows, sim a cultura existente.

 Desde coisas simples, como "web designers" que nao fechavam as suas
 tabelas ate mesmo programadores de vb preguicosos.

> Pior ainda: e se o chefe abrir uma conta no CityBank ? eles só dão
> suporte a Windows.... opções: mudar de banco ou de SO... o "chefe" é
> que vai decidir...

 Pq geralmente quem devia dar o exemplo nunca o faz, eh extremamente
 comum em empresas existirem regras especiais para os chefes.

 Regras que muitas vezes expoe a integridade do sistema, mas quem liga?
 :)

 No meu ponto de vista, muitos nao tem peito para assumir riscos.

 "Mediocrity: It takes a lot of less time and most people won't notice
 until It's too late."

> O Metro de São Paulo migrou tudo para Software livre.... gastaram uma
> pequena fortuna em treinamento.... (é claro que saiu muito mais barato
> do que comprar milhares de novas licenças de Windows e Offices, sem
> contar com a economia na aquisição de novas maquinas).

 O ponto chave hoje em dia e evitar gastos desnecessarios e quem muitas
 vezes continua usando solucoes caras, aposto que nao paga do proprio
 bolso.

 E muito facil torrar a grana dos acionistas.

> Mas pense de maneira objetiva: quantas empresas podem "se dar a esse
> luxo" ??

 Pq muitas nao entendem o papel fundamental da informatizacao, sempre eh
 o departamento que atende as vontades dos outros.

 Em raros casos um departamento de TI eh respeitado.

> Cultura, em informática, é uma palavra subjetiva.

> *todos* convivem com Windows; Windows, quer se queira ou não, *é* o SO que se
> encontra em tudo que é lugar.

> Somente ignora o Windows quem trabalha com aplicações muito específicas ou
> quem não trabalha com informática !!

> Que administrador responsável não conhece Windows?

 Eu nao sei muito, ate pq a minha descricao de trabalho nao envolve
 assumir risco de uma plataforma deficiente.

 E desfazendo a cultura popular, bons administradores de windows custam
 caro. A cultura de investir milhoes em software e hardware, mas
 contratando estagiarios por 500 pratas.

> Questão polêmica :
> O que se deve fazer quando a MS muda o Windows para não autenticar
> mais no SAMBA?
> a - manda usar o Windows antigo
> b - muda todos os SOs das máquina da empresa para *nix
> c - enfia a cabeça em um buraco e diz que a culpa é da Microsoft
> d - "aprende" windows para poder configurar adequadamente o SAMBA

 Problema o qual as proprias empresas sao culpadas, vc ja viu algum
 diretor incompetente ser penalizado por um ato administrativo patetico?

 Gastamos a maior parte do tempo desfazendo os erros de decisoes
 equivocadas.

> meramente não queria "entupir" a lista.

 Ela ja eh entupida de perguntas triviais e creio que discussoes de alto
 nivel enriquecem como um todo os usuarios.

 Nao acredito que essa lista nao se destine somente a:

 "Ola, Alguem pode me ajudar? Eu estou num cliente e ta dando pau no
 squid, por favor me ajudem pq nao sei o que esta acontecendo e eu cobro
 por hora. O cliente ta uma arara. Obrigado"

--
gustavo