[FUGSPBR] :: DB2 - FreeBSD -:( Meu Ultimo Apelo. ! ::

Ricardo Ryoiti S. Junior suga em netbsd.com.br
Ter Ago 12 18:23:51 BRT 2003

    Olá,

Jefferson wrote:

>O Aplication Server ( Tom Cat ) está planejado
>rodar no FreeBSD 5.1 , juntamente com o
>Administration Client do DB2.
>Já fizemos de tudo para que o cliente
>se instale no FBSD.

    Jefferson,

    Não quero criar nenhum flamewar nem contrariar o seu trabalho. Mas
eu considero mais sensato que você use Linux ou algum Unix homologado
para ser usado com o DB2. Você pode cair numa situação onde, quando
houver algum problema, lhe digam: "Que pena, nós não garantimos o banco
sob FreeBSD".
    Não se esqueça que o cliente quer é ver tudo funcionando,
independente da plataforma e das soluções utilizadas. Talvez seja até
possível rodá-lo sem problemas com a emulação (ouvi dizer que tem gente
rodando Oracle), mas muitas vezes o risco e o trabalho não compensam.
Tem um conhecido aqui na lista (alô, Diego!) que está trabalhando para
fazer alguns softwares de gestão baseados em SCO rodarem no FreeBSD.
Nesse caso, as vantagens são inúmeras e justificaria o uso de emulação.
Se eu fosse seu cliente, eu ficaria mais contente que você me expusesse
o seguinte: "O FreeBSD sem dúvidas é uma plataforma melhor, mas é mais
conveniente mantermos o sistema rodando com soluções oficialmente
suportadas". É claro que isso é uma opinião pessoal.

    Hoje já é falta de visão de empresas como IBM e Oracle não
suportarem o FreeBSD. Para as empresas, o modelo adotado no FreeBSD é
muito mais conveniente do que o adotado pelo pessoal do Linux, mas
porém, infelizmente o mercado geralmente fala mais alto.

    Outra possibilidade é desistir do DB2 e usar PostgreSQL :-)

    []s
    Ricardo.