[FUGSPBR] OFF-TOPIC: Wireless Access Point Urgente...

X-Ripper . xripper_ em hotmail.com
Dom Ago 17 22:18:44 BRT 2003

Olá pessoal,

Sou usuário da lista a um bom tempo e tive que cadastrar outro e-mail por
ter recebido um presente da Telefonica. Tinha um Speedy Business e mudei de
endereço e a Telefonica confirmou a disponibilidade e viabilidade do novo
endereço porém no dia seguinte a linha telefonica estar instalada no novo
endereço, ela ligou informando que não era possível a instalação. Resultado:
meu servidor fora do ar e um prejuízo danado.

Como preciso de IP fixo, não tenho muitas opções: Speedy Business ou Canbrás
Empresarial que é uma facada se precisar de IP fixo (+/- R$ 900,00 por
128k/64k). Bem, vamos logo ao assunto antes que vocês fiquem entediados...

Vou instalar um Speedy Business no meu antigo endereço (um edifício de 12
andares e meu apartamento é no último andar) e vou fazer um rádio enlace com
minha nova casa. Tenho quase certeza da visada direta mais não é 100 % de
garantia portanto tenho a possibilidade de usar um outro ponto intermediario
como repetidor.

As dúvidas, já que tem muita gente aqui que ta usando wireless com links de
média distância: No máximo a distância é 8 km. Se for usar repetidor, uma
omni e direcionais de grade de 24dbi nas pontas. Quanto ao Access Point, ai
vem a dúvida e preciso de opiniões. Não quero gastar muito dinheiro e a
Telefonica não tem previsão de fornecer o Speedy aqui. Estava pensando no
D-Link DWL-900AP+ e ai vi o DWL-2000AP por uma diferença de preço muito
pequena. Tenho um amigo que está vindo dos EUA e vai trazer 3 equipamentos
destes pra mim. Algo a dizer contra ou a favor??? Tem Linksys também porém
nem vi o preço. O preço dos D-Link é atrativo. A única coisa que vi de
diferente entre o 900AP+ e o 2000AP é 22Mbits para o primeiro e 54Mbits para
o segunto e o primeiro também tem como modo de operação a função de
repetidora e o segundo não.

Mais o 2000AP faz bridge ponto-multiponto então eu acho que resolve.

Coloquei como urgente pois não tenho muito tempo pra decidir o que comprar e
aproveitar o amigo que estará vindo ao Brasil.

Aguardo anciosamente opiniões.

Alessandro.