[FUGSPBR] OFF - SPAM

Marcus Voloch bsd2 em voloch.net
Ter Ago 19 19:17:59 BRT 2003

eu aqui radicalizei:

nao aceito conexao de *.dsl.telesp.net.br

isso barrou muuuito do spam. tambem nao aceito email de hosts que se
identificam como TmpStr
essa medida tambem foi bastante eficaz, ja que muitos dos spammers
"caseiros" utilizam esse programa que se identifica como TmpStr.

e vou banindo outros ip's sempre que necessario. a lista aqui é extensa....
hoje pouquissimo spam entra aqui.

----- Original Message -----
From: "Kleyson Rios" <lista em aganp.go.gov.br>
To: "FreeBSD FUGSPBR" <fugspbr em fugspbr.org>
Sent: Tuesday, August 19, 2003 6:02 PM
Subject: [FUGSPBR] OFF - SPAM

  Caros Amigos,

  Alguem tem alguma solucao contra spam implementada que consiga diminuir
significamente a quantidade de spam e que seja algo mais dinamico ?
  Tenho analisado os spam que tem chegado na minha conta e muito deles sao
de usuarios adsl, nao so do brasil como tb de outros paises.
  Antigamente o problema eram os servidores stmp com relay aberto, mas pra
isso ja existem as RBL que podemos estar utilizando para bloquear email
desses locais, mas e como fazer com os adsl, ou seja, o usuario tem um
servidor na casa dele com adsl e utiliza para fazer spam. A maioria dos que
chegam ate meu servidor sao de adsl.