RES: [FUGSPBR] Off-Topic - Amplificador

Qua Ago 27 22:05:53 BRT 2003

At 20:49 27/8/2003, you wrote:
>Aumentar a potência do sinal.
>
>sinal---->>Amplificador=======>SINAL
>
>se sua placa wireless têm em torno de 35mW, se usar um amplificador de 1W,
>na ponta da antena a potencia será de 1035mW ( ignorando perdas de
>conectores e cabo, só pra exemplificar ).

* Danger Will Robinson, Danger !!!*
(Original TV serie - 1964 - "Lost in Space")

*Não é bem isso* !!!!   Um amplificador de 1W vai amplificar o seu sinal
*até* 1W, ou seja se voce "enfiar" nele 1W a saida *continua sendo* 1W!! (e
ele 'pifa' em pouco tempo)

A "amplificaçào de um amplificador" (hugh.. horrível) é medida em dB !!
( decibel = log10 Potencia1/Potencia2), ou, em termos 'simples', ele
"multiplica" o sinal de entrada: em amplicador de 10dB (10x) se voce
'excitá-lo' com 35 mW a saida será de 350mW (0,035 x 10 = 0,35); não
importa se ele é de 1W ou 1000W.

>Entretanto, o ruído também será amplificado na mesma proporção.
>Se vai mais longe o sinal ? sim, vai.

Mas volta ???
que adianta aumentar a transmissão sem aumentar a recepção ??? o seu sinal
chega etá o ponto remoto, mas o ponto remoto chega até voce??

>Mas tenho amigos usando links de até
>28KM sem amplificadores, apenas com antenas direcionais ( Parábola de 90 da
>TSM ).

A antena aumenta "o ganho" na transmissão *e* na recepção

>Amplificador : Se puder evitar, ÓTIMO!!!  ( tenho dois aqui...desligados ).

*apoiado*...

No site da CISCO tem um monte de informações à respeito de wireless....
quem tiver um pouco de paciencia e 'suportar' o "search" da CISCO, vai
achar um monte de excelentes informações sobre Wireless, inclusive uma
planilha, em Excel, com todos os cálculos para alcance de links-wireless

Vale a pena procurar.... tem muita informação para "iniciante" (leia-se:
informação técnica em linguagem não-técnica)

Em 99.999% dos casos *não use amplificador* !!!
dê preferencia para antenas "direcionais" com maior ganho !!

(sem contar o 'ligeiro' detalhe "legal" de que a grande maioria das
"placas" wireless têm registro na ANATEL e *nenhum* amplificador pode,
sequer, ser registrado)

[]s

Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br

P.S.  "quanto mais complicado o encanamento, mais fácil entupir o ralo"
(Star Trek IV - 1986 - The Voyage Home)