[FUGSPBR] Antenas para 5,8GHZ

Qui Ago 28 22:06:00 BRT 2003

At 11:30 28/8/2003, you wrote:
>Bom dia,
>
>Pessoal alguem sabe alguma empresa no brasil(de preferencia :-) ) que
>fabrica antenas de 5,8ghz para diversos ganhos.. (db) ??
>
>eu ateh achei algumas, mas era modelo unico e preco unico(meio alto). Sei
>que eh mais kro que as de 2,4, mas justamente por isso estou perguntando
>se alguem sabe empresas que jah estao fabricando varios modelos dessa
>frequencia e no entanto tem mais opcoes de antenas e precos...

Bem, vamos lá...

No Brasil ainda não há antenas de 5GHz baratas de boa qualidade...

Voce pode tentar a Brasilsat (PR); eles tem antenas para essa faixa, mas
prepare-se: as antenas são ótimas mas o preço é muito "salgado".

Dicas :

- adie, o máximo possível, o uso da banda de 5GHz... bons acessórios
(antenas, conectores, cabos, etc) ainda estão *extremamente* caros...

- procure não usar "acessórios externos"

- 5GHz é 'complicado' de se trabalhar... um conector inadequado "mata" o
seu link.
(sem contar que a grande maioria de conectores do mercado só são adequados
até 2GHz, os bons podem ser usados em 2.4GHz, mas em 5GHz são "uma .osta")

- para "links externos" esqueça 5GHz: é muito sensível às condições
ambientais. Em dias de sol ("clear sky") têm um alcance de cerca de 90% dos
links de 2.4GHz. Em dias "nublados" (ou chuvosos) o alcance cai para menos
de 50%...

- 5GHz foi escolhido, pela FCC americana, justamente por não permitir
"jeitinho"... funciona perfeito "out the box" mas não dá (pelo menos não é
financeiramente viável) para 'incrementar' com antenas externas,
amplificadores, etc....

[]s

Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br