[FUGSPBR] Imagem do HD

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Sex Dez 5 16:37:58 BRST 2003

angelofp wrote:

> [...]
>onde instalamos o FreeBSD como router nos condomínios.
>Nele configuramos vários serviços (dhcp, webmin, snmp,
>named ...) e chega a levar quase um dia inteiro
>começando a instalação do zero até ajeitar todos esses
>serviços.
>Como, a princípio, todos os routers tem a mesma
>configuração, pensamos e gerar uma imagem de um router e
>apenas baixa-la a cada novo router. E fui incubido de
>fazer isto, porém não sei a "melhor maneira" de faze-lo.
>
>Estamos usando o FreeBSD 4.8 e criamos 4 partições
>(swap, /usr, /var e /) em um único slice.

    Se os 2 HDs estão na mesma máquina pode fazer um dd. Por exemplo, a
matriz está como slave na primeira IDE, e o destino como master da segunda
IDE.

dd if=/dev/ad1 of=/dev/ad2 bs=1048576

    Se a origem é o arquivo matriz.dsk.gz, e o destino está como master da
segunda IDE:

gunzip < matriz.dsk.gz | dd of=/dev/ad2 bs=1048576

    Se a origem é a própia máquina, o HD de sistema, deve ser dado o boot
como single user, e fazer:

dd if=/dev/ad0 of=/dev/ad2 bs=1048576

    Arquivo por rede: Este é um pouco mais complexo, mas plenamente viável.
Eu já fiz isto também. O servidor tem que aceitar rsh, e confiar no ip
da sua origem,
mas somente um usuário pode fazer isto, e os aquivos nem precisam
pertencer a este
usuário, o que aumenta um pouco a segurança. Você dá boot com o segundo
CD, o
de emergência, pede para rodar uma shell, e (Estou assumindo o nome do
arquivo
como sendo o mesmo de um dos exemplos anteriores.):

ifconfig <interface_de_rede> inet <seu_IP> netmask <sua_mascara>
# O comando a seguir pode não ser necessário, dependendo da situação
route add default <seu_gateway>
(rsh -l <seu_usuário_remoto> cat matriz.dsk.gz ) | gunzip | dd
of=/dev/ad2 bs=1048576

    Depois disto é só esperar.

    Nota: Os HDs tem que ser iguais, e no caso de HD de origem, ele não pode
setar montado como RW.

    Você podia pedir um lote de HDs iguais para ter um estoque de HDs
pré instalados
perfeitamente iguais. A minha experiência diz que os HDs para firewal
com proxy bastam
ter 10 MB, que dá e sobra, mas atualmente poderia pedir de 20 GB, pois
nem sei se ainda
se fabricam os de 10 GB.

    Eu sei como fazer esta imagem e como instalá-la pois já fiz isto com
algumas dezenas de
máquinas. Um colega passou um dia instalando uma máquina com um Win2K
professional,
colocando até os hotfixes, e eu em meia hora preparei um FreeBSD para
fazer as cópias. No
dia seguinte ele instalou 7 máquinas a partir deste processo de cópia de
HDs, mais exatamente
com o segundo processo mostrado. Era uma máquina a cada 25 minutos.
Quando dupliquei o
FreeBSD, usando o terceiro processo mostrado, ele pode parelizar. Ele
fechava a máquina que
tinha acabado de ficar pronta, e abria, tirava o HD, e colocava para
copiar, outra máquina,
durante os 25 minutos que uma estava copiando. Assim ele chegou a fazer
15 máquinas em um
dia. Os HDs eram de 40 GB em Pentium 4 1.8 GHz.

    Com um lote de HD, sem ter o trabalho de tirar da máquina, o
processo pode ser bem mais
rápido.

    Espero que eu tenha sido útil. Qualquer dúvida, entre en contato.

             João Rocha.