[FUGSPBR] Router

TEC Meganet tec em mega.net.br
Seg Dez 15 04:05:54 BRST 2003

o problema de perder dados em momentos de queda de energia não é somente um assunto de RO ou RW
Apesar de que um FS em RO pode diminuir o risco de perder dados, ele não exclue o risco.
O problema são principalmente os arquivos abertos no momento de queda, se excluimos as diversas
possibilidades de danos físicos que podem ocorrer. E estes arquivos podem estar abertos tanto para
escritura quanto para leitura. Útil ler documentação sobre inodes para mais detalhes.
Vendo porém este detalhe, o tamanho do problema depende mais do TIPO de servidor. Pelo fato de um
simples router abre e mantém as informações em memória faz que ele é uma máquina de risco pequeno. Os
logs não são porque eles não ficam abertos, apenas estão sendo anexados linhas na hora da ocorrência e
sobretudo não impedem o boot do sistema quando estiverem danificados.
Podemos diminuir os riscos não usando caches, nem da BIOS! e nem do HD! e nem do SO!.
Todas as acrobacias que fazemos tem pouco resultado, de fato nenhuma máquina deveria ser desligada
cortando a energia. Levar esta consciência as empresas e usuários é talvez um trabalho muito mais
importante e útil do que gastar centenas de horas consertando problemas causados por ignorância ...
Em geral as máquinas vivem mais tempo se fiquem ligados sempre, o maior risco de queimar uma peça
eletrônica está na hora de ligar a máquina. As vezes as empresas perdem mais dinheiro em trocar peças
queimadas do que poupam em energia desligando as máquinas a noite.
Eu pessoalmente acho superengraçado que hoje ainda existem empresas com servidores WEB, FAX, PABX
e quem sabe que máquinas mais e! que custaram não sei quanto e! que não compravam um simples nobreak
de R$500 ... e ainda mais engraçado é que estas máquinas servem para construir e manter este mundo
online e as empresa puxam o fio fora de tomada cada noite ... para ficar offline. Pois esta lógica(?!?) não
combina muito com a minha.

E na verdade a coisa é diferente, porque quem tem condições de instalar o Kazaa e fazer download e assistir
trilhões de tetinhas todo dia ou pelo menos sabe ouvir MP3 não sabe dar um correto shutdown? Isso é
pura ignorância e comodidade a qual não deveriamos ajudar a existir ...

e a pior? Vc faz um puto de um trabalho com esta máquina para que ela fica bastante segura e uishh um dia
acontece. E daí VOCÊ quem se ferra porque vão exigir que re-faz a máquina sem te pagar nada e ainda vai
ouvir um monte de merda ...

Compensa?