[FUGSPBR] Spamassassin comendo muita CPU....

Diego Linke - GAMK linke em calnet.com.br
Ter Dez 16 10:53:40 BRST 2003

Olá

> Oi,
>
> Estou usando spamd/spamc sim, e mesmo assim em alguns vários momentos a
> cpu não da conta.
>
> O spamc é chamado pelo qamil-scanner.
>
> Eu imaginava que o spamassassin era pesado, mas não nem tanto, tudo bem
> que o volume de mensagens é muito grande, mas os processos perl que o SA
> levanta comem muita CPU.
>
> Eu pensei em usar perl5.8, será que faz alguma diferença?
>
> Meu ambiente é:
> Atlhon XP 2.0+
> 512 Ram
> FreeBSD 4.9-Stable
> [...]

Na verdade vc está fazendo "tudo errado" :p

1) Usando filtro no qmail-queue.
2) Usando dois softwares (qmail-scanner e spamassassin) que são escritos em Perl (perl não é bom para este tipo de coisa).

Usar qmail-scanner/spamassassin em ambientes de pequeno/médio porte eles se comportam relativamente bem, porém em ambientes maiores eles tendem a não atende-lo.

A melhor coisa a se fazer é filtrar no qmail-local e não no qmail-queue, pois um problema/travamento ou alto consumo de processamento, pode prejudicar a entrada de msg no servidor, já fazendo filtro no qmail-local os e-mails já estão na fila, vc pode atrazar a entrega mas garante os e-mails, e alem disso vc pode configurar qtos qmail-local vc quer chamar por vez para não prejudicar o processamento.

Se vc usa qmail-scanner para filtrar alguns anexos,subjects,mimes e  para executar antivirus aconselho o uso do software do amigo Erwin, chamado QMVC, que é escrito em ksh e usa rotinas em C.
OBS: o QMVC é muito modular, vc pode por anti virus em algumas caixas postais outras não, pode colocar anti virus para um domínio e outro anti virus para outro dominio, e por ai vai...
http://www.fehcom.de/qmail/qmvc.html

O QMVC pode atender as filtragems de SPAM, mas se mesmo assim quer um software usando algoritimo Bayesian, Alternative Bayesian, e/ou Chi-Square, aconselho o uso do software DSPAM, que é escrito em C e é invocado tbem via qmail-local.
http://www.nuclearelephant.com/projects/dspam/

Abraços

--
[ Diego Linke - GAMK ]