[FUGSPBR] Spamassassin comendo muita CPU....

Eduardo Augusto Alvarenga eduardo-kw-fugspbr.1acd40 em thrx.dyndns.org
Ter Dez 16 12:03:45 BRST 2003

On Tue, 16 Dec 2003, Diego Linke - GAMK wrote:

> Na verdade vc está fazendo "tudo errado" :p
>
> 1) Usando filtro no qmail-queue. 2) Usando dois softwares
> (qmail-scanner e spamassassin) que são escritos em Perl (perl não é
> bom para este tipo de coisa).

 Particularmente considero o perl bastante flexível e ágil. Quanto ao
 termo velocidade X CPU, ele depende muito de quem e como é configurado.

> Usar qmail-scanner/spamassassin em ambientes de pequeno/médio porte
> eles se comportam relativamente bem, porém em ambientes maiores eles
> tendem a não atende-lo.

 Creio que essa foi a *sua* conclusão particular.

 Já implantei servidores qmail com qmail-scanner em ambientes de grande
 porte que estão funcionando perfeitamente até hoje sem demais problemas
 de performance e/ou estabilidade. Possuo por exemplo servidores que
 recebem 10k mensagens/dia. Reinterando, depende muito como os serviços
 foram configurados; privilégios de memória são um item importante

> A melhor coisa a se fazer é filtrar no qmail-local e não no
> qmail-queue, pois um problema/travamento ou alto consumo de
> processamento, pode prejudicar a entrada de msg no servidor, já
> fazendo filtro no qmail-local os e-mails já estão na fila, vc pode
> atrazar a entrega mas garante os e-mails, e alem disso vc pode
> configurar qtos qmail-local vc quer chamar por vez para não prejudicar
> o processamento.

 O ideal IMHO seria um filtro local (QMVC) e um filtro global
 (Qmail-scanner). Os motivos para isso são diversos.

> [...]
> para executar antivirus aconselho o uso do software do amigo Erwin,
> chamado QMVC, que é escrito em ksh e usa rotinas em C. OBS: o QMVC é
> muito modular, vc pode por anti virus em algumas caixas postais outras
> não, pode colocar anti virus para um domínio e outro anti virus para
> outro dominio, e por ai vai... http://www.fehcom.de/qmail/qmvc.html
>
> O QMVC pode atender as filtragems de SPAM, mas se mesmo assim quer um
> software usando algoritimo Bayesian, Alternative Bayesian, e/ou
> Chi-Square, aconselho o uso do software DSPAM, que é escrito em C e é

 Já utilizei o dspam e tive alguns problemas com ele de instabilidade em
 FreeBSD, OpenBSD e Linux.

 Atenciosamente,

 --
 Eduardo A. Alvarenga