[FUGSPBR] Controle de banda e potencia do micro

Qui Dez 18 11:44:07 BRST 2003

Eduardo Augusto Alvarenga wrote:

> [...]

Renato, bom dia.

Sim, interfere sem dúvidas, e dependendo da demanda de tráfego que seu
link controla pode degradar consideravalmente a performance do mesmo.

O ALTQ e Dummynet, são em sua essencia diferentes, mas implementam uma
série de algorítimos em comum, todos implementados por outras solucoes
tambem, como Cisco e etc.

De fato, memoria e processamento são os ítens em questão. Ambos utilizam
buffer de memória para "enfileirar" os pacotes (queue) e processamento
para calcularem o atraso do rencaminhamento do mesmo, ou peda de pacote,
ou mais processamento para calcular pesos, ou o que mais voce defina em
suas regras. Ha algum tempo eu comentei sobre como o dummynet funciona,
em relacao à filas de pacotes e tunelamento de largura do trafego, voce
pode verificar o historico da thread em:

http://www4.fugspbr.org/lista/html/FUG-BR/2003-10/msg00773.html

Lendo isso voce conclui, memoria e processamento são essenciais. Mas não
  se precipite e conclua que voce precisa de super maquinas
multiprocessadas e gigas de memoria. Depende da demanda do link e do
tanto de regras e politicas diferentes que voce adota. Por exemplo, em
um link de 1Mbps, se voce controlar, digamos, apenas SMTP e WWW, e
colocar uma terceira regra generica pra tudo o resto, voce tem menos
politica, menos fila, menos tunel, etc, para ser processado. Mas se nos
mesmos 1Mbps voce divide com regras distintas para dezenas de clientes,
e cada cliente com regras anteriores limitando distintamente servidos
(pop, smtp, www), ó óbvio que vai precisar de mais recursos.

Se este link aumentar de 1Mbps para digamos, 20, ai mais consumo de
memoria para os buffers.

Se servir de parametro, tem um ambiente que eu controle 1Mbps para um
predio, com cerca de 20 clientes nos fluxos de entrada e saida
(up/download) e mais umas regras que utilizam certo processamento
avantajado, para controle do Kazaa e similares.  O ambiente gateway é um
486 DX2 com 100Mhz, 32 de RAM, sem HD (na realidade é um PicoBSD). A
maquina da conta sem problemas.

O ALTQ em sua implementacao original, consome mais recursos de memoria e
tambem de processamento do que o dummynet. O ALTQ contudo é mais
flexivel, o que implica que em um ambiente complexo e com grande demanda
(links extremamente grandes) ele pode ser imprecindivel. Implementacoes
difusas do ALTQ, como o merge ALTQ+PF no OpenBSD e o mesmo merge "muito
parcial" no FreeBSD, eu não tenho base comparativa para te informar, só
pude testar no mesmo ambiente (FreeBSD) ALTQ original / Dummynet, e como
PF+ALTQ+Dummynet no FreeBSD é aquem (por parte do ALTQ, o resto do PF
funciona lindamente) do ideal no FreeBSD, e o ambiente nativo do PF
(OpenBSD) nao tem dummynet e nao tem mais ALTQ original, uma comparacao
justa é impossivel.

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli