[FUGSPBR] Controle de banda e potencia do micro

Rogerio Heringer rogerio em aeronet.com.br
Qui Dez 18 11:37:38 BRST 2003

Caros,
Opa Eduardo , Opa SkyWarrior... ( gente boa)

sou um ISP e testei os 2 , Dummynet e ALTQ ...

ipfw1 e altqd
ipfw2 e PF(já com Altq embutido)

hardware : pentium III 1G com 512 de ram pc133
nesse hardware testei o ipfw1+dummynet e apos 130 clientes a performace
ficou catrastofica....
migramos entao para OpenBSD 3.1 com altqd separado (daemon fora a parte) ...
melhorou muito porem com 200 clientes percebemos perda de performace...

ai pensamos, ta na hora de  mudar de server...

Hardware:  Pentium IV 3.8HT 1GB de ram, ddr400 , mb intel  , interfaces de
rede intel , hd sata
colocamos de cara o OpenBSD 3.4 (image compilada e montada por nosso mano
Eduardo Alvarenga) ...
como vcs sabem o PF incorporou o altqd e agora tudo funciona dentro do
pf.conf ...
nessa maquina hj nós controlamos cerca de 700 ips em modo Block e Pass   ,
controlamos 300 ips em modo CBQ ( controle de banda em si) , geramos
relatorios em modo label ( para o mrtg pegar , como se fosse um Count no
ipfw). e roda mrtg para cada ip desse.... , tem tb rodando Postgress e
Apache com php para adminstrar tudo isso...

a performa esta uma maravilha!!!! mas fugir dos R$ 4800,00 da maquina  não
teve como! infelizmente...
entao , essa "lorota" de dizer que sistemas *UNIX NAO precisam de maquina
boa é conto de fadas... se quer prestar um servico de boa qualidade , ponha
maquina descente!

eu sofri muito para aprender isso

quantas noites perdi trocando memoria EDO/SIM, mechendo em SuperIDES da
vida, jumpeando tudo...  hdzim de 100MB BAH ja era! Deus me livre... acaba
tudo ficando mais caro mechendo com esses treco!

Resumindo! compra uma maquina descente e ponha o que quizer, porem sempre
considerando MAQUINA/PERFORMACE

[ ]'s

Rogerio Heringer