[FUGSPBR] Controle de banda e potencia do micro

Luiz Gustavo luizgustavo em myrealbox.com
Qui Dez 18 22:14:07 BRST 2003

"Rogerio Heringer" <rogerio em aeronet.com.br> writes:

> hardware : pentium III 1G com 512 de ram pc133
> nesse hardware testei o ipfw1+dummynet e apos 130 clientes a
> performace ficou catrastofica...

> migramos entao para OpenBSD 3.1 com altqd separado (daemon fora a
> parte) ..
> melhorou muito porem com 200 clientes percebemos perda de
> performace...

 O altq separado nao era exatamente veloz.

> ai pensamos, ta na hora de  mudar de server...

 Nem sempre uma boa ideia.

> Hardware:  Pentium IV 3.8HT 1GB de ram, ddr400 , mb intel  ,
> interfaces de rede intel , hd sata

 Vc matou uma mosca com um MiG-29.

> colocamos de cara o OpenBSD 3.4 (image compilada e montada por nosso
> mano Eduardo Alvarenga) ..

 ftp.openbsd.org com o kernel GENERIC fatalmente resolveria o seu
 problema.

> como vcs sabem o PF incorporou o altqd e agora tudo funciona dentro do
> pf.conf ...
> nessa maquina hj nós controlamos cerca de 700 ips em modo Block e Pass
> , controlamos 300 ips em modo CBQ ( controle de banda em si) , geramos
> relatorios em modo label ( para o mrtg pegar , como se fosse um Count
> no ipfw). e roda mrtg para cada ip desse.... , tem tb rodando
> Postgress e Apache com php para adminstrar tudo isso...

 Espero que tudo isso nao rode na mesma maquina.

> a performa esta uma maravilha!!!! mas fugir dos R$ 4800,00 da maquina
> não teve como! infelizmente...

 Ja tive redes com umas 200 maquinas, fora o trafego peculiar de um site
 bem visitado e meu fw era um p3 600 com 128Mbs de RAM.

> entao , essa "lorota" de dizer que sistemas *UNIX NAO precisam de
> maquina boa é conto de fadas... se quer prestar um servico de boa
> qualidade , ponha maquina descente!

 Maquinas ``descentes'' no que diz respeito a qualidade do hardware
 empregado.

> eu sofri muito para aprender isso

 Sofreu de forma desnecessaria.

> quantas noites perdi trocando memoria EDO/SIM, mechendo em SuperIDES
> da vida, jumpeando tudo...  hdzim de 100MB BAH ja era! Deus me
> livre... acaba tudo ficando mais caro mechendo com esses treco!

> Resumindo! compra uma maquina descente e ponha o que quizer, porem
> sempre considerando MAQUINA/PERFORMACE

 Pelo que eu pude notar faltou um ajuste adequado, o hardware novo foi
 apenas uma solucao equivocada num momento de desespero.

--
gustavo