[FUGSPBR] Controle de banda e potencia do micro

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Sex Dez 19 12:17:02 BRST 2003

Vitor Renato Alves de Brito wrote:

>Olá Pessoal,
>
>Gostaria de saber se a potencia de um micro (Pentium 100 ou P4
>2Ghz) interfere no processamento de um controle de banda?
>
>Ou seja, rodar ALTQ, DUMMYNET ou qualquer outro controle de banda em um
>micro P4 2Ghz com 512Mb RAM é melhor do que em um Pentium 100 com 32Mb
>RAM? Se sim, qual é a configuração mínima para uma boa performance?

    Eu rodava um firewall sem NAT para uma linha de 1 Mb/s com um
Pentium 120
com 16 MB de RAM. Cheguei a ter 2 controles de banda, e tudo bem. O
máximo de
CPU que era usado era 15 %. Ou seja, estava sobrando máquina. E eu tinha
mais de
300 regras.

>Não estou considerando as placas de rede que com certeza tem que ser de
>boa qualidade nos dois casos.

    Eu usava as Realtec mesmo, que pela minha experiência eram melhores
que a Intel,
que por sua vez era melhores que as 3Com.

       João Rocha.