[FUGSPBR] Corporativo: Linux ou BSD ?

Seg Dez 22 09:27:42 BRST 2003

Luiz Gustavo wrote:

>  Pode rodar cinquenta vezes mais rapido, mas vc se arriscaria a ter um
>  Oracle critico sem suporte do vendor?

Realmente, concordo com o Luiz Gustavo e aconselho que você pense muito
bem antes de rodar Oracle no FreeBSD. E não é por questòes técnicas. Tem
um provedor onde migramos um Oracle 8i de Linux para FreeBSD e roda
muito bem, sem problemas há mais de 2 anos, e segundo o dono do
provedor, com um ganho de performance perceptível desde a migração mesmo
considerando que a base mais do que duplicou de lá pra cá.

Mas, 1-) Eles confiam nos profissionais de Oracle que eles tem por lá
(um dos DBA/Tech Adm é o próprio dono) e 2-) mesmo com Linux eles nunca
pagaram consultoria ou suporte da Oracle para resolver nada crucial,
então não sentiram o peso de não haver suporte.

Mas essa com certeza é uma excessão em centenas, de ambientes
corporativos "grandes" que usam Oracle e não precisam de seu suporte
oficial. Se você pensa em 1 dia precisar do suporte da Oracle nem que
seja por telefone, nunca deixe eles saber que a base está em um FreeBSD,
nem em qualquer outro Linux que não seja Red Hat, SuSE ou (se nao estou
enganado) United Linux.

Debian, Slackware, FreeBSD, OpenBSD, etc, terão a mesma resposta: nosso
suporte não abrange estas plataformas.

Uma pena, pois mesmo em modo de compatibilidade funciona tão bem (ou
melhor) do que em seu ambiente nativo.

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli