[FUGSPBR] Instalador grafico para o FreeBSD

Edson Brandi ebrandi em fugspbr.org
Seg Dez 22 15:50:08 BRST 2003

Boa tarde

Esse final de semana me dei ao trabalho de baixar os ISOs do RH 9.0 e de
instalá-lo em uma das minhas maquinas de teste.  Fazia muito tempo que eu
não instalava um sistema linux e fiquei surpreso com o instalador grafico
do RH, o anaconda.

A aplicação me pareceu extremamente simples de ser operada por um leigo,
com mensagens sobre o andamento do processo bem claras, como diria um
amigo meu, bem na linha idiot proof, já que ela detecta o monitor, a placa
de video, o mouse e entra direto na instalação gráfica.

A pessoa da alguns clicks e pronto, instala o sistema.

Eu sempre fui um defensor ferrenho da simplicidade de instalação do
FreeBSD, e neste final de semana eu pude perceber um pouco o motivo porque
muitas pessoas classificam o instalador feito em ncurses do FreeBSD de
"dificil". O instalador do RH é muito mais familiar para alguém que vem do
mundo windows que o instalador do FreeBSD.

Eu acredito que o sistema de instalação é a primeira grande barreira para
a entrada para um usuário novato no FreeBSD, e acho que já é tempo de
termos um novo instalador. A libh esta a anos parada e até hoje não ficou
pronta :\

Sei que temos representantes das 3 empresas brasileiras que trabalham
profissionalmente com FreeBSD na lista, e gostaria de saber se vocês já
pensaram em trabalhar no desenvolvimento de um novo aplicativo de
instalação que opere em ambiente gráfico. Visto que na minha opinião vocês
são os maiores interessados no aumento da base de usuários do sistema :)

Eu ando pensando em trabalhar nisso depois que finalizarmos a tradução dos
documentos oficiais do FreeBSD, mas não gostaria de reinventar a roda :)

Edson