[FUGSPBR] BSD com menos preocupação de atualizações e instabilidade

gabrielcbarros em uol.com.br gabrielcbarros em uol.com.br
Ter Dez 23 14:33:00 BRST 2003

Queria a opinião do grupo: Preciso montar um sistema de alta
disponibilidade. Qual BSD escolher?

Quando digo BSD, quero dizer freeBSD, openBSD, netBSD, slackware e até
mesmo MAC osX. Todos esses são bem capazes das tarefas mas como eu só
tenho experiência com slack e freeBSD_unstable, não sei julgar os outros
sozinhos, por isso recorro às experiências de vocês.

Serão 2 máquinas redundantes, topo de linha (1gb de ram, etc) com os
requisitos:

- Mínimo de atualizações. (o OS vai rodar em um CDrom, provavelmente, e
não pretendo ter muito acesso a elas, serão vários pares de máquinas em
vários clientes, alguns sem nem acesso discado) Nesse tópico, não digo
que tudo deve funcionar out-of-the-box, eu vou personalizar muito a
distro, esse tópico é meio que para sondar a quantidade de "coisas pela
metade" que cada distro se permite. Um exemplo seria: escolher slackware
ao invés de red hat :) Essa é a decisão de maior peso.

- Firewall minimamente dinâmica e com suporte a QoS (tenho conhecimento
profundo em iptables apenas, mas não quero que minha escolha seja
limitada a iptables, por isso estou pedindo opniões de vocês :)

- Suporte a Samba, NFS e Appletalk 100% estáveis. Na intranet, as
máquinas devem gerenciar domínios e permitir troca de arquivo entre
qualquer tipo de workstation.

Obrigado,
Gabriel