[FUGSPBR] Instalador grafico para o FreeBSD

Luiz Gustavo luizgustavo em myrealbox.com
Qua Dez 24 13:41:05 BRST 2003

"Mauro Pedrini" <mauped em terra.com.br> writes:

> Mas acho que nós, temos que trazer cada vez mais usuários para usar o
> FreeBSD. O instalador atual é bom, mas não enche os olhos do usuário
> leigo e que vem do windows.

 O FreeBSD nao precisa de usuarios e sim de continuar melhorando os seus
 pontos fortes.

> Qual o sistema um usuário escolheria para seu desktop. FreeBSD, que já
> sai meio complicado na instalação, ou algum sistema Linux no formato
> next, next, finish. Qual é o ambiente que este usuário está mais
> acostumado?

 Vc acha realmente que um instalador bonito vai agregar algo? Existem
 muito mais problemas a serem resolvidos.

 O instalador modo texto precisa ser melhorado e nao grafico.

> Outra coisa. Eu acredito que os usuários geram a solução para o
> resto. Como? Se esses usuários começarem a usar o FreeBSD, e sentirem
> necessidade de "interfaces consistentes, aplicativos e compatibilidade
> com o produto/solucao dominante nos seus respectivos  contextos.",
> como vc. mesmo citou, haverão, com certeza, pessoas que o farão.

 Para o usuario o SO eh apenas algo irrelevante que o leva a usar suas
 ferramentas favoritas.

> Depois não adianta ficarmos reclamando que os usuários só falam de
> Linux e esquecem o FreeBSD. Nós estamos sendo responsáveis por isso.

 Quem reclama disso eh um tolo e ainda mais tolo eh aquele apos instalar
 um linux qualquer em casa faz conjecturas sobre a sua escalabilidade.

> Eu apóio o projeto do Edson, e com certeza, vou querer contribuir.

 Nao sou contra qualquer projeto, so digo que nao acredito que o foco
 esteja sendo o correto.

> E acho que tá na hora de mostrarmos a todos o pq. o FreeBSD é tão bom,
> e provar que ele também pode ser usado como Desktop, e não só como
> servidor.

 Nao ha nada a ser provado, o que falta apenas e torna-lo consistente
 para o publico alvo que importa(programadores e sysadmins).

> Pra terminar, deixo um ditado popular: "A primeira impressão é a que
> fica." E isso começa no boot. :-)

 Um ditado mediocre eu diria, tenho em vista a complexidade das pessoas
 e de suas criacoes.

--
gustavo