[FUGSPBR] Instalador grafico para o FreeBSD

Edson Brandi ebrandi em fugspbr.org
Sáb Dez 27 19:58:32 BRST 2003

Luiz Gustavo,

Acho que todos ja entendemos o seu ponto de vista, acho que podemos
encerrar o assunto aqui. Cada pessoa ajuda como pode e trabalha naquilo
que julga importante, mesmo que isso seja importante apenas para ela.

Eu pessoalmente gostaria de ter um instalador melhor, e acho que vou
trabalhar nesse sentido assim que tiver oportunidade. Obviamente o
projeto possui outras necessidades, muitas eu diria infinitamente
superiores a essa, porem como ja mencionei acima, cada um ajuda no que
pode e acima de tudo naquilo que lhe convem.

Seria muito simples me acomodar e esperar que um novo instalador caisse na
minha cabeca, o que seria uma posicao muito comoda, e extremamente
frequente na comunidade brasileira, como o DCS disse na palestra dele
na BSDCON, quem quer realmente alguma coisa trabalha para te-la... Nao
importa se leva anos ou apenas 1 dia, o importante eh por maos a obra.

Quando mandei a mensagem a lista, foi com o objetivo de colocar uma
opiniao pessoal, e colher feedbacks das empresas que trabalham
profissionalmente com o FreeBSD, o que ocorreu como esperado.

A comunidade brasileira tem fama no exterior de ser acomodada, e de
sofrer do mal do ar rarefeito (muitas pessoas se julgando melhores que as
outras, ou entao que assumem serem os donos da verdade, o que se
ve de vez em quando na lista), infelizmente a cada dia que
passa, mesmo depois de 8 anos trabalhando em prol da popularizacao do sistema
no nosso pais, eu estou cada vez mais inclinado a concordar com eles.

Acho que cada um de nos que eh usuario do FreeBSD tenta colaborar e
devolver para a comunidade, ao seu modo, um pouco daquilo que obteve de
graca, infelizmente nem sempre as propostas/ideias sao de interesses
comum, mas acho que temos que respeitar o ponto de vista de cada um.

O assunto do instalador grafico eh um desses assuntos polemicos :), sempre
vai existir os que consideram importante ter um, como eu, e os que
consideram uma inutilidade isso. E esta eh a maravilha de uma comunidade
livre, cada pessoa tem o direito de emitir sua opiniao, desde que nao
agrida a outra parte.

Se um dia no futuro o instalador do FreeBSD vier a mudar, com certeza
continuara existindo uma opcao em modo texto, dessa forma, nao adianta
ficarmos discutindo o sexo dos anjos pois nao vamos chegar a lugar nenhum.

Edson

Ps. desculpem-me pela falta de acentos, mas a maquina que eu estou usando
nao esta configurada para acentuar em modo console.