[FUGSPBR] SMSsend

Carlos E. G. Carvalho cartola em openit.com.br
Seg Fev 3 15:21:12 BRST 2003

	Ja fizemos por aqui scripts para telefonica e atl. Dei uma olhada
e pra Telesp parece ser simples, o problema eh que nao tenho um telefone
com o qual pudesse ficar testando, principalmente pq estou no Rio :)

	Uma coisa mais facil eh o que a ATL proporciona. Se um email for
enviado, por exemplo, pra meu numero (digamos, (21) 99999999) vai chegar
pro meu celular, e isso facilita o script. basta enviar o email para
2199999999 em atlnet.com.br, podem verificar se eles nao disponibilizam algo
assim.

	Um script poderia usar o CGI que existe no site. Parece que o
celular tem que estar cadastrado para receber isso (acho, por uma resposta
que tive ao tentar enviar).

	O caminho seria tentar usar o site para o envio. O script deve
mandar a query_string correta via post para o CGI da telesp.

	Um inicio seria isso ai embaixo, porem precisaria calcular ainda
alguns tamanhos, como o total da mensagem (já tentado ai embaixo, mas
nao conferido), tem umas variaveis tambem que teria que se testar o
comportamento, como a enviar.x, enviar.y e totalCounter.

	Enfim, se nao pintar um script pronto podem partir disso ai,
fazer algumas tentativas e talvez dar uma olhada nos javascripts da
pagina pra capturar as logicas de calculos pra essas variaveis, se
necessario. O que fiz foi pegar a query_string enviada via tcpdump e
fazer um script pra envia-la, trocando variaveis.

	Obs: precisa do lynx instalado pra esse script. Depois de testado
o resposta.html pode ser substituida por /dev/null por exemplo.

	Obs2: nao testei nem a syntaxe do script abaixo

---------------------
#!/bin/sh

DDD="11"
TEL_DESTINO="99999999"
# Tel Retorno, formato = 0 + ddd + tel
TEL_RETORNO="01199999998"
# Nome do remetente
REMETENTE="Fulano+de+Tal"
MENSAGEM="Teste+apenas,+ignorar."
TAMANHO=`echo "${TEL_RETORNO}${REMETENTE}${MENSAGEM}" | wc -c`

echo "INAPPLICATION=1&msg_total=${MENSAGEM}&totalChars=${TAMANHO}&Check=yes&pre1=${DDD}&min=${TEL_DESTINO}&msg=${MENSAGEM}.&ENDOFTHETEXTISHERE=1&sender=${TEL_RETORNO}&callback=${REMETENTE}&totalCounter=107&enviar.x=45&enviar.y=14" | \
	lynx -dump -post_data http://www.clickfone.com.br/submit.asp \
	> resposta.html

[ ]s,

Carlos E. G. Carvalho