[FUGSPBR] enviar e-mail pelo apache com php

Carlos E. G. Carvalho cartola em openit.com.br
Ter Fev 4 20:53:44 BRST 2003

	Pois eh, pra seu script ler o TXT e enviar o email vc nao
precisaria nem do apache, pode rodar um script php como rodaria um perl ou
um shell, via crontab ou em algum momento.

	Pra chama-lo via url ai claro precisaria do apache e do mod_php
(se bem que poderia rodar php como um CGI, o que nao faria muito sentido,
salvo alguma situacao especial). Esta certa a colocacao. Poderia chamar a
url com a query_string direto nela.

	No metodo post o script recebe numa variavel o tamanho da
query_string que eh lida via stdin. Nunca implementei o envio via POST no
baixo nivel, em geral uso algum artificio como o browser lynx. Nesses
casos costumo usar dentro de um shell, mas nada impede que chame uma linha
de comando de dentro do php (com um system, etc). O lynx precisa receber a
query_string na stdin:

echo "$QUERY_STRING" | lynx -post_data "$URL"

	Esse eh o formato basico. O lynx tem diversas outras opcoes
interessantes, como -dump pra jogar a saida pra stdin e vc pode
direciona-la pra um arquivo, etc, etc.

	Nao confunda este echo que botei ai em cima com o echo do PHP,
esse seria um exemplo num shell e essa linha toda deveria estar num
system() de um php (que criaria uma dependencia de um sistema Unix,
deixando de funcionar num windows). Mais interessante seria pesquisar como
fazer isso direto no php, pois duvido muito que nao seja possivel. Nao
pode esquecer tambem de codificar a url, substituindo espacos e caracteres
especiais por '+' e os %xx correspondentes.

	Revendo seu caso como um todo, se tudo estiver rodando no mesmo
servidor dispense toda essa comunicacao via http e use direto script em
PHP. Vai simplificar e melhorar a solucao. Isso eliminaria limites de
tamanhos e outras variaveis. Eu pessoalmente faria em shell :)

[ ]s,

Carlos E. G. Carvalho
http://www.openit.com.br
http://www.myfrebsd.com.br